Entre os dias 17 e 21 de junho, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), o Curso de Investigação - Controle do Espaço Aéreo (CI-CEA), que contou com a participação de 22 militares de diferentes unidades da Força Aérea Brasileira.
O evento teve como objetivo capacitar oficiais para o exercício das atividades de investigação de ocorrências aeronáuticas, no âmbito do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), relativas aos aspectos de infraestrutura e prestação de serviço de tráfego aéreo.
Durante o curso, os militares foram expostos a simulações de cenários reais, permitindo a aplicação prática dos conceitos aprendidos em sala de aula.
Na abertura do curso, o Juiz Federal Marcelo Honorato realizou uma palestra sobre os aspectos jurídicos relativos à investigação de acidentes.
O encerramento do CI-CEA contou com a presença do vice-diretor do Instituto, que destacou a importância da capacitação contínua para a manutenção da segurança operacional do sistema de controle do espaço aéreo do país.
O CENIPA reafirmou seu compromisso com a excelência na formação de profissionais qualificados, destacando que eventos como este são essenciais para a atualização constante das técnicas e conhecimentos necessários para a gestão da segurança operacional do espaço aéreo em um cenário global cada vez mais complexo e desafiador.
Os 22 militares que concluíram o curso retornam agora a suas unidades com uma bagagem ampliada de conhecimento e habilidades, prontos para contribuir ainda mais efetivamente para a segurança e controle do espaço aéreo brasileiro.
Redes Sociais