Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > COMAE, DCTA e CENIPA realizam o primeiro Curso de Investigação de Ocorrências Espaciais
Início do conteúdo da página

FOTO CURSO CIOE 01

Em resposta às demandas do setor aeroespacial, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizaram, no período de 11 de setembro a 1° de dezembro de 2023, o primeiro Curso de Investigação de Ocorrências Espaciais (CIOE). 

O curso proporcionou conhecimentos específicos para a execução de investigação de ocorrências espaciais no Estado brasileiro e foi estruturado no modelo híbrido com aulas teóricas presencias e a distância, além de aulas práticas como o estágio de investigação monitorado e avaliado.

FOTO CURSO CIOE 02

Na fase teórica, o CIOE forneceu instruções sobre: Cenário Espacial, Tecnologia de Foguetes, Satélites e Técnicas de Investigação de Ocorrências. Já na fase prática, os alunos foram incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos ao desenvolver a investigação de uma ocorrência espacial simulada.

FOTO CURSO CIOE 03

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro Marcelo Moreno, palestrou sobre a utilização da investigação para fins de prevenção de novas ocorrências, proporcionando aos alunos a compreensão aprofundada dos processos e diretrizes das investigações conduzidas pelo Centro.

Além do Brigadeiro Moreno, outros instrutores altamente experientes e reconhecidos, nacional e internacionalmente, participaram do curso como palestrantes, apresentando situações reais vivenciadas ao longo de suas experiências profissionais. Essa abordagem permitiu aos participantes aplicar os conceitos aprendidos de maneira eficaz, conforme destacado pelo Engenheiro Químico e de Segurança Sr. Mauro Melo Dolinsky, que abordou sobre "Ocorrências em Operações de Lançamento".

FOTO CURSO CIOE 04

“A iniciativa do curso foi excelente. Participei de dezenas de operações de lançamento, vivenciei e ajudei na investigação de muitas ocorrências. Acredito que a sistematização que o CENIPA estabelecerá, enriquecida por sua experiência em acidentes aéreos, facilitará muito o trabalho das comissões”, comentou Sr. Dolinsky.

FOTO CURSO CIOE 05

O Dr. Ariovaldo Félix Palmério, formado em Engineering Sciences and Mechanicse (Ciências da Engenharia e Mecânica) pelo Instituto Politécnico da Virgínia (EUA) e palestrante no curso com o tema “Desenvolvimento de Veículos Espaciais”, expressou sua satisfação ao participar deste evento, destacando a honra de contribuir para a expansão das atividades espaciais no Brasil.

FOTO CURSO CIOE 06

O Procurador Federal Ian Grosner, especialista em Direito Aeronáutico e Espacial, que explanou sobre “Direito Espacial”, concluiu que o Brasil “pode trazer boas práticas do campo aeronáutico para o setor espacial, já que o nosso país tem potencial para construir uma regulação forte e avançada, que consiga dar respostas adequadas quando for necessário”.

FOTO CURSO CIOE 07

Participaram dessa primeira edição do curso treze militares da Força Aérea Brasileira, um civil do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), um civil do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e dois civis da Agência Espacial Brasileira (AEB), além de instrutores do CENIPA, IAE, Centro de Operações Espaciais (COPE) e Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE).

Por fim, o Brigadeiro Moreno ressaltou a importância do CENIPA na abordagem do vasto e complexo domínio do espaço. “Em função de nossa elevada expertise em prevenção e investigação de acidentes aéreos, o Estado-Maior da Aeronáutica, a fim de atender as necessidades de operação do Centro Espacial de Alcântara, designou o CENIPA para atuar na coordenação e condução das atividades de investigação de acidentes ocorridos em lançamentos espaciais a partir do território nacional. Além de nossas já conhecidas atribuições, empregamos 18 meses de intenso e abnegado trabalho na confecção das novas Normas e na montagem do primeiro Curso de Investigação de Ocorrências Espaciais, representando um avanço notável na formação de profissionais, evidenciando o compromisso sólido do CENIPA com a segurança e o aprimoramento contínuo na esfera aeroespacial”, pontuou o Brigadeiro.

 

Foto: SO Flávio / CENIPA

Texto:  2T  Luana Marinho e Sra. Adriana Mattos / CENIPA
Revisão: Pollyana Aranha / CENIPA

Fim do conteúdo da página