Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Academia da Força Aérea é sede do projeto Meio Ambiente e a Segurança de Voo
Início do conteúdo da página

No último dia 14 de setembro, a Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Academia da Força Aérea (SIPAA-AFA) promoveu o Projeto “Meio Ambiente e a Segurança de Voo”. O projeto, existente desde 2019, é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga - SP e tem como objetivo integrar a atividade aérea da Academia com a rotina da população local nos cuidados em relação ao lixo domiciliar, a fim de mitigar a colisão com fauna em torno do aeródromo e tornar, assim, a operação aérea mais segura.

FOTO AFA PROJETO MEIO AMBIENTE 001

O projeto faz parte de uma ação de mitigação de risco baseada no Manual de Gerenciamento de Risco de Fauna (MCA 3-8), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), como uma das medidas preventivas no controle de colisões aéreas ocasionadas por aves na AFA.

Nesta edição, o evento contou com a participação de mais de 600crianças com idades entre 9 e 10 anos, e de professores, da rede pública de ensino de Pirassununga, que tiveram a oportunidade de conhecer a história e estrutura da Guarnição de Aeronáutica de Pirassununga (GUARNAE-YS) e ver na prática como podem contribuir para a segurança de voo. De acordo com a Coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga, Graziela Maria Marostegan, o projeto promovido pela AFA está inserido nas ações da Secretaria referente à educação socioambiental. “Agradecemos a parceria com a AFA por meio do relevante projeto promovido pela Instituição Militar. Através dele os nossos alunos têm a oportunidade de aproximação da responsabilidade cidadã em relação ao meio ambiente e atividades relacionadas a formação dos futuros aviadores”, ressaltou.

FOTO AFA PROJETO MEIO AMBIENTE 002Durante o encontro, foram realizadas atividades coordenadas pelo Major Aviador Fernando Lopes da Silva, Chefe da SIPAA-AFA, com tema dos personagens da Turma do Fabinho, criados pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), ressaltando a importância da atuação de todos na Formação do Cadete da Aeronáutica. Além de conhecimentos referentes aos cuidados que devemos ter com os resíduos sólidos produzidos no nosso dia a dia, pensando à frente na prevenção de focos atrativos que esses materiais exercem em animais e que podem tornar a operação aérea mais arriscada na área de instrução da Academia. Ao final do período, as crianças visitaram, também, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) e saborearam um delicioso sorvete produzido pela Fazenda de Aeronáutica de Pirassununga (FAYS).

Para o Major Silva, Chefe da SIPAA, a importância da atividade está nos ensinamentos que podem ser multiplicados pelos participantes da atividade. “As crianças são importantes vetores de conhecimento porque fazem questão de ensinar em casa o que aprenderam na AFA, contribuindo, assim, para a prevenção de acidentes aéreos envolvendo fauna”, finalizou.

FOTO AFA PROJETO MEIO AMBIENTE 003

Risco de Fauna

Risco de fauna é o risco decorrente da utilização do mesmo espaço, no solo ou no ar, por aeronave e a presença de fauna (aves e outros animais, tanto silvestres como domésticos) que podem resultar em danos à aeronave. Neste contexto, medidas e ações são necessárias para um melhor entendimento das variáveis que agem neste cenário.

 

Fotos: Arquivo Esquadrão de Demonstração Aérea/ Arquivo Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga

Texto:  2T Nathalia Pandini/ SCS-AFA
Revisão: Pollyana Aranha / CENIPA

Fim do conteúdo da página