Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA realiza a 78ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
Início do conteúdo da página

Foto 78ªCNPAA 01

A 78ª Sessão Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA) foi realizada, no dia 11 de maio de 2023, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

A Sessão foi presidida pelo Chefe do CENIPA, o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, e secretariada pelo Vice-Chefe do CENIPA, o Coronel Aviador Cesar de Medeiros Silva Junior. O Comitê retornou suas atividades de forma presencial, após três anos na modalidade a distância, em razão da pandemia de COVID-19.

O CNPAA foi instituído pelo Art.6º do Decreto nº 87.249, de 7 de junho de 1982, e reúne representantes de entidades nacionais envolvidas, direta ou indiretamente, com a atividade aérea, com o objetivo de debater temas e elaborar estudos relacionados à Segurança de Voo.

Foto 78ªCNPAA 02b

Durante a primeira Sessão plenária do CNPAA de 2023, foram apresentados os seguintes temas:

  • Estudo dos Casos de Separação Estrutural de Asa do Avião Agrícola Ipanema e sua Aeronavegabilidade Continuada;
  • A Operação de aeronave com decolagem e aterrissagem vertical elétrica (eVTOL) no Brasil;
  • Ideação Suicida a Bordo de Aeronaves;
  • Plano de Capacitação do SIPAER;
  • Análise do Programa de Formação, Capacitação e Instrução do Comissário de Voo referente à Mudança no RBAC 63; e
  • Estudo de Segurança de Voo - SGSO nas Empresas de Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo.

Foto 78ªCNPAA 03

Além disso, com base nos debates realizados durante as palestras, as entidades-membros do 78ª CNPAA decidiram, em votação, sobre a criação de duas novas comissões, uma destinada a elaborar analisar um estudo sobre a formação do Comissário de Voo e outra sobre a Operação eVTOL no Brasil.

A proposta da Comissão voltada para a Formação de Comissário de Voo ficou a cargo do senhor Juan Henrique Pereira Ibañez, diretor-presidente do Sindicato Interestadual das Escolas de Ensino da Aviação Civil (SINEAC). A intenção do grupo é considerar as possíveis implicações dessas atualizações para a segurança da aviação e a qualidade do treinamento dos Comissários de Voo, bem como avaliar as medidas necessárias para garantir a excelência da formação desses profissionais.

No decorrer da sessão, foi sugerida também, pelo Tenente-Coronel Aviador Daniel Amâncio - Chefe do SERIPA VI, a criação de uma outra Comissão com o objetivo de elaborar um estudo de segurança sobre a Mobilidade Aérea Urbana em face da entrada da operação eVTOL no Brasil em 2025, para apresentação dos resultados na 81ª Sessão Plenária do CNPAA.

Foto 78ªCNPAA 04

O Presidente, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, antes de encerrar o Comitê, destacou as vantagens das reuniões virtual e presencial, sugerindo uma votação sobre qual modalidade de Sessão Plenária é a mais pertinente para o Comitê: duas reuniões presenciais anuais, duas no modelo híbrido ou duas virtuais.

Em votação, as entidades-membros decidiram por duas reuniões presenciais anuais. Em seguida, o Presidente do CNPAA reforçou os agradecimentos aos participantes, ressaltando também a relevância dos trabalhos apresentados, os quais comprovam o compromisso para com a sociedade de que é seguro voar no espaço aéreo brasileiro.

 

Fotos: SO Flávio/ CENIPA

Texto: Asp Monique Queiroz/ CENIPA
Revisão: Pollyana Aranha/ CENIPA

Fim do conteúdo da página