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Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V investiga aeronave Air Tractor, em Londrina
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 A Comissão Investigadora do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), coordenada pelo Tenente-Coronel Aviador (R1) Max Adolfo Nardes, se reuniu na cidade de Londrina (PR). O encontro teve por objetivo esclarecer informações acerca da investigação do acidente com a aeronave Air Tractor AT 401, matrícula PT-WFX, da empresa Viagro Agro Agrícola, que vitimou seis pessoas, no dia 20 de janeiro desse ano.

A reunião aconteceu nos dias 29/02 e 01/03, no hotel Aero Park, próximo ao aeroporto 14 BIS. O grupo de trabalho é formado por dois investigadores do SERIPA V; um engenheiro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial); um médico e três psicólogas, sendo duas do CINDACTA II (Segundo Centro integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), e mais uma psicóloga do SERIPA IV (SP).

Segundo o coordenador, Tenente-Coronel Nardes, o trabalho da Comissão é exclusivamente dedicado à prevenção de acidentes aeronáuticos. “Não estamos atrás de culpados. Queremos saber quais os fatores contribuintes, que direta ou indiretamente, influenciaram no acidente. A descoberta de falhas ou erros são ensinamentos que podem evitar outras ocorrências de mesma natureza no futuro. Para buscar o resultado, nossa equipe possui experiência e está focada”, afirma o coordenador.

Para entender as condições técnicas da aeronave, o clima organizacional da empresa e o tipo de treinamento do piloto, a comissão analisa os fatores material, humano e operacional, além de outros aspectos julgados relevantes para a investigação. Além de conhecer o tipo de aeronave, os especialistas são credenciados pelo SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), com a certificação do CENIPA, órgão nacional investigador.

A comissão entrevistou o piloto da aeonave, diretores, chefe de manutenção e o gerente de segurança operacional da empresa, para construir o cenário investigativo. Foram verificados ainda os exames laboratoriais e os registros no prontuário médico do Hospital Universitário de Londrina, que prestou atendimento logo após o acidente. Também foi realizada a abertura, a análise e o teste do motor, bem como o exame da documentação técnica da aeronave e os procedimentos operacionais.

O passo a passo da investigação segue as regras do Anexo 13, da Convenção Internacional de Aviação Civil (Chicago 1944), que são recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em acordo com a Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA 3-13).

Quanto à conclusão do relatório final, a investigação SIPAER não trabalha com prazos definidos. O processo investigatório depende da complexidade do acidente. Porém, se houver alguma não conformidade, a mesma é notificada imediatamente como recomendação de segurança expressa aos órgãos responsáveis para que façam a correção de procedimentos.

Ocorrência  - O  acidente ocorreu logo após a decolagem da aeronave, que apresentou suspeita de falha de motor, perdeu sustentação, não conseguindo retornar a pista, tendo colidido com um veículo que trafegava na rodovia estadual, contígua ao aeródromo 14 BIS.

A aeronave Air Tractor é uma das maiores em operação na Aviação Agrícola brasileira. Possui motor radial de nove cilindros e 600 HP; pesa 2. 722 quilos, com envergadura de aproximadamente 16 metros.

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