Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Visita da 1ª Subchefia do EMAER
Início do conteúdo da página

emaer 1.jpg

Com a finalidade de difundir sobre as atividades voltadas para a atuação de investigação de acidentes aeronáuticos no Brasil, assim como sua importância no preparo e no emprego da Força Aérea Brasileira, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu, no dia 14 de fevereiro de 2023, a visita da 1ª Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), composta pelo Brigadeiro do Ar Marcos Aurelio Vilela Valença e por mais nove militares pertencentes à sua comitiva.

Na ocasião, os militares foram recebidos com uma apresentação do Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, na qual foi explicitada a história deste Centro, bem como os conhecimentos e valores do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

Ao longo do prefácio, o Brigadeiro Moreno dissertou sobre a Governança do SIPAER, que busca prevenir, administrar, investigar, capacitar, custear e investir no CENIPA, Serviços Regionais (SERIPAs) e diversos cursos de capacitação oferecidos por este Centro. “Nosso maior objetivo é tornar o sistema de aviação seguro para todos, contribuindo assim para a segurança de voo de toda sociedade brasileira”, expôs o Brig Moreno.

No decorrer da visita, foi realizada uma passagem no Laboratório de Destroços, onde foram apresentadas sete ocorrências reconstruídas a partir de casos reais e que são utilizadas nos cursos de capacitação para investigadores. Logo em seguida, a comitiva pôde conhecer o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), apresentado pelo Chefe do LABDATA Cel Av Adriano Barbosa Maia, onde foram exibidas animações de ocorrências aeronáuticas feitas por meio da engenharia da computação e os dispositivos que fazem parte da análise dos gravadores de voz e de dados que são recebidos no setor.

emaer 2.1.jpg

 

Foto: 2T Luana Marinho/ CENIPA

Texto:  2T Luana Marinho/ CENIPA
Revisão: Pollyana Aranha/ CENIPA

Fim do conteúdo da página