Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA, SERIPA III e SERIPA IV participam do Curso de Segurança de Voo promovido pela RHC
Início do conteúdo da página

Entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2023, a Robinson Helicopter Company (RHC) promoveu o Curso de Segurança de Voo (Pilot Safety Course), nas instalações da HBR Aviação, em Osasco-SP. O curso foi destinado a pilotos qualificados nos helicópteros R22, R44 ou R66.

O Coronel Aviador José Carlos Garcia, Chefe da Seção de Elaboração de Relatórios Finais do CENIPA, realizou a abertura do evento e destacou a importância da prevenção nas operações das aeronaves de asas rotativas. A Capitão Aviadora Mayara Arruda Câmara de Lira, Chefe da Subseção de Controle de Processos no SERIPA IV, participou do curso como aluna e comentou sobre a importância e a relevância do aprendizado adquirido para sua carreira.

“O curso foi muito bem organizado. Foram passadas várias dicas de segurança, emergência e procedimentos que são importantes em relação não só com os helicópteros da Robinson, mas com toda a aviação de asas rotativas, destacando a necessidade do conhecimento teórico e o treinamento para a realização de voos mais seguros com helicópteros ao redor do mundo”, finalizou Cap Mayara.

O curso fez uma revisão dos acidentes anteriores envolvendo os R22/R44/R66, abordando os fatores contribuintes sobre de acidentes fatais e como eles poderiam ser evitados, além da teoria do helicóptero, condições críticas de voo e treinamento de conscientização exigido pelo SFAR 73. Também foi fornecida uma visão aprofundada dos sistemas da aeronave, revisão dos procedimentos de manutenção e pré-voo, rotor de cauda, segurança no solo e operação.

Em função da grande procura pelo curso, foi ministrado um segundo curso, também na cidade de Osasco-SP. Na ocasião, a abertura foi realizada pelo Tenente-Coronel Aviador Leno Frank Garcia, Chefe do SERIPA IV, com a participação de investigadores do SERIPA III.

PHOTO-2023-01-31-12-14-5741.jpg

 

Foto: 2T Luana Marinho/ CENIPA

Texto:  2T Luana Marinho/ CENIPA
Revisão: Pollyana Aranha/ CENIPA

Fim do conteúdo da página