Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA realiza a 77ª Reunião do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CNPAA
Início do conteúdo da página

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) promoveu, em 30 de novembro de 2022, o 77º Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA). O evento reuniu representantes de todos os segmentos da aviação civil e militar para debater temas de interesse da prevenção e com o objetivo de estabelecer, em nível nacional, a discussão de soluções para problemas ligados à Segurança de Voo. 

xx 01

Transmitido diretamente do CENIPA, de forma on-line, o evento foi presidido pelo Chefe do CENIPA, o Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, e conduzido pelo respectivo Secretário do Comitê, o Vice-Chefe, Coronel Aviador Cesar de Medeiros Silva Junior.

 O CNPAA, instituído pelo Art.6º, do Decreto nº 87.249, de 7 de junho de 1982, sob a direção e coordenação do CENIPA, reúne representantes de entidades nacionais envolvidas, direta ou indiretamente, com a atividade aérea.

No 77º CNPAA destacou-se os seguintes temas abordados:

  • Reporte Voluntário;
  • Plano de Segurança do Estado Brasileiro;
  • Portal Único de Notificações;
  • Reporte Mandatório;
  • Atualização das Ações da Comissão - SGSO nas ESATAs;
  • Uso de Animais de Trabalho no Gerenciamento do Risco da Fauna; e
  • Votações relativas ao Novo Regimento Interno, à Atualização da Lista de Espécies Nocivas à Aviação e do Projeto Fadigômetro.

xxx 06

O Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, ao encerrar o Comitê, reforçou os agradecimentos aos participantes, ressaltando a importância dos trabalhos realizados, os quais comprovam o compromisso para com a sociedade de que é seguro voar no espaço aéreo brasileiro. Ao final, em suas palavras, colocou-se à disposição para possíveis auxílios que necessitem às entidades-membros.

Fim do conteúdo da página