Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA auxilia a Comissão de Investigação de Acidentes da Aviação da República do Peru
Início do conteúdo da página

Foto 1a

Entre os dias 6 e 8 de dezembro de 2022, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu a presença de um integrante da Comissão de Investigação de Acidentes da Aviação da República do Peru, acompanhado de um representante de um operador aéreo peruano.

O objetivo da cooperação internacional foi realizar a leitura do gravador de dados (FDR) e do gravador de voz (CVR), relativos ao acidente aeronáutico ocorrido em 18 de novembro de 2022, no Aeroporto Internacional Jorge Chávez localizado em Lima, no Peru, que lamentavelmente vitimou duas pessoas.

Para esse trabalho, o Laboratório de Análise de Dados (LABDATA) do CENIPA, considerado a maior referência em análise de dados de gravadores de voo da América Latina, efetuou o download das informações com sucesso e ainda produziu uma animação gráfica do evento, a fim de prover uma melhor visualização das circunstâncias em que se deu a ocorrência aeronáutica.

Ao auxiliar órgãos de investigação de acidentes aeronáuticos de nações amigas, o CENIPA acredita estar trabalhando em prol do incremento da segurança do setor aéreo em nosso país, trazendo, por consequência, ensinamentos que também beneficiarão a toda sociedade brasileira.

              Foto 2aFoto 3a

Para o Major Costa, coordenador da atividade, “a escolha do CENIPA, por parte da autoridade peruana para a degravação desses dados, demonstra o grau de reconhecimento internacional acerca do profissionalismo dos nossos técnicos, bem como reafirma o compromisso deste Centro com a segurança da aviação, tanto no Brasil como internacionalmente. Nossa solidariedade ao povo peruano, especialmente aos familiares das vítimas.”

Fim do conteúdo da página