O Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) esteve presente no Exercício Simulado para Aferição do Plano de Remoção de Aeronaves Inoperantes e Desinterdição de Pista (PRAI) no Aeroporto de Congonhas - Deputado Freitas Nobre, em São Paulo, o evento foi organizado pela INFRAERO na última sexta-feira, dia 02 de dezembro.
Representado pelo Major Aviador Bruno Arruda Soares, Chefe da Seção de Prevenção, e pelo servidor civil Walter Vieira Chagas Filho, Agente de Segurança de Voo, o SERIPA IV participou do exercício. Na oportunidade, foram apresentados aspectos do Plano que guia a retirada de aeronaves da pista em situações de acidentes e incidentes aeronáuticos. Na sequência, ocorreu uma simulação de aplicabilidade do Plano. Foi adotada a maior veracidade possível para os elementos participantes e todos os elos constituintes do PRAI foram testados, visando identificar possíveis fragilidades e completar a ação de desinterdição no menor tempo possível.
O Major Arruda ressalta a importância do evento que proporcionou, além do estreitamento de contato com um dos maiores aeroportos da região de atuação do SERIPA IV, a aplicação in loco do PRAI vigente, treinamento que trará mais eficiência no atendimento de ocorrências aeronáuticas conduzidas pela organização militar.
Foto: Major Arruda/ SERIPA IV
Texto: 2T Urakawa/ SERIPA IV
Revisão: 2T Luana Marinho/ CENIPA
Redes Sociais