Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > 51° Aniversário do CENIPA
Início do conteúdo da página

51 A

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) celebrou no dia 17 de novembro de 2022, a solenidade militar alusiva ao seu 51° aniversário. A cerimônia foi presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

Também estiveram presentes o Chefe do Centro Conjunto Operacional de Inteligência do Comando de Operações Aeroespaciais, General de Divisão Alexandre de Almeida Porto; o Chefe do Estado-Maior do Comando-Geral do Pessoal, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; o Subdiretor de Contratos e Convênios da Diretoria de Economia e Finanças da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Antenor José Santos Margotto; entre outros oficiais do alto escalão das diversas Instituições que integram a Força Aérea Brasileira e o Exército.

Na celebração foram entregues certificados e condecorações em homenagem e reconhecimento àqueles que contribuíram e continuam a contribuir com o bom funcionamento do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), além das entregas das Medalhas Militares, com passador de ouro, fazendo jus aos militares com 30 anos de serviços prestados na Força, e com passadores de prata, pelos 20 anos de serviço.

51 BO Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, Chefe do CENIPA, ao pronunciar as palavras da “Ordem do Dia”, enalteceu o gigantesco desafio deste Centro em tornar seguro o transporte aéreo de toda sociedade, e ainda preservar meios materiais e humanos da Força Aérea. “Ao completar cinquenta e um anos de existência, o CENIPA continua a cultuar os valores que o tornaram referência nacional e internacional: integridade, transparência, respeito, independência, credibilidade e excelência”, completou.

Criado pelo Estado brasileiro, em 1971, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) tem como objetivo oferecer o melhor de seus serviços na prevenção e na investigação de acidentes aeronáuticos, atuando como órgão central e normativo do SIPAER. “Sinto-me honrado e agradecido pelo privilégio de liderar virtuosos homens e mulheres e estar à frente desta valorosa organização pautada na serenidade nos momentos de crise, profissionalismo em todas as atividades, estabilidade institucional, relacionamento harmônico com as demais organizações e sobretudo foco no nosso objetivo maior, a prevenção de acidentes”, proferiu o Brigadeiro Moreno. 

Um dos destaques do aniversário deste ano foi o Coronel Aviador R1 Franz Luiz Matheus, que recebeu uma homenagem pelos seus 40 anos de atuação em prol da segurança da aviação militar e civil brasileira ao longo da sua carreira.

51_C.pngHomenagens entregues:

Destaque SIPAER: Major Aviador Fernando Lopes Da Silva, da Academia da Força Aérea; Major Aviador Diogo Pinheiro de Albuquerque, do Comando de Preparo; e Segundo Sargento SAD José Carlos Rosa Filho, do Comando de Preparo.

Mérito SIPAER: Coronel Aviador R1 Franz Luiz Matheus, 40 anos – platina e Tenente-Coronel PED Gizza Aparecida Rodrigues de Brito, 20 anos – prata, além do Suboficial BMA Luiz Gustavo Bustamante Delmonte; Suboficial BMA Carlos Antonio da Silva; Suboficial BMA Marcio Marcelo Cunha da Silva; Suboficial SAD Victor Sanches Morais Lana; Segundo Sargento TAR Amilson Alexandre Alves Américo de Araújo; e Terceiro Sargento QESA R1 João Cesário Freire Ribeiro, que receberam a homenagem de 10 anos – bronze.

Destaque Funcional: Terceiro Sargento Bianca Fernandes Cavalcanti.

Medalha Militar: O Coronel Aviador Robson Alexandre Flores da Silva recebeu a medalha alusiva aos 30 anos. O Major Aviador Fernando Ferreira Pitrez Lombardi; Major Aviador Tiago Soares Bento; Major Aviador Leandro Richard Hilário; e Major Aviador Felipe Caldoncelli Barra Melo receberam a medalha de 20 anos de bons serviços prestados.

Texto: 2T Luana Marinho
Fotos: SO Flávio e 3S P.Silva
Revisão: CV Pollyana

Fim do conteúdo da página