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Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V aprimora prevenção pelos padrões da qualidade
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As atividades de prevenção do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) passaram pela auditoria do Sistema de Gestão da Qualidade do CENIPA, primeiro passo na caminhada em busca da certificação ISO 9001, do Instituto de Fomento Industrial (IFI), do Centro Técnico Aeroespacial (SP).  A visita dos auditores aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de março, em Canoas (RS).

Para o Chefe do SERIPA V, Tenente-Coronel Aviador Luís Renato Horta de Castro, a qualidade promove a integração das diretrizes do órgão nacional investigador com o programa de trabalho do órgão regional, que se refletirá na melhoria contínua dos processos relacionados a sua atividade fim. “A padronização despersonaliza os procedimentos administrativos e define um protocolo de ação, que se reflete na satisfação da comunidade aeronáutica” avalia.

Os auditores observaram documentos e registros de atividades; identificaram as não conformidades e as relacionaram, apontando os indicadores de qualidade na comparação com as normas em vigor, ou seja, tudo o que está escrito deve estar em sintonia com a prática. Foram realizadas reuniões e assessorias aos profissionais, com foco na gradual adequação dos processos para a certificação ISO 9001, prevista até o final de 2017.

O gerenciamento da qualidade recomenda roteiros de procedimentos, bem como o envolvimento e a mobilização de pessoas em todos os níveis funcionais. Além disso, incentiva o profissional para aprender cada vez mais, buscando a atualização permanente de conhecimentos aliados a mudanças comportamentais para chegar a resultados e benefícios no contexto da organização. Nesse sentido, o SERIPA V investe na capacitação dos militares da organização desde 2015.

Credibilidade - Segundo o auditor, Capitão Especialista (R1) Romildo Moreira, a qualidade engloba um conjunto de ações coordenadas que dirige e controla serviços. “As vantagens da implantação desse sistema é garantir ações padronizadas e seguidas por todos os profissionais da instituição, com vistas a alcançar a satisfação do cliente e a credibilidade da organização pela superação de expectativas”, afirma.

É fundamental identificar a falha no processo, analisar o que aconteceu e atuar imediatamente para evitar a repetição de ocorrências negativas no futuro, explica o auditor. “O sistema da qualidade tem algo em comum com missão final do SERIPA V, já que seu objetivo é agir de forma preventiva e contínua. Não se procura culpados. Trabalha-se para evitar a recorrência de erros e a perda de horas de trabalho”, afirma.  

As atividades de Segurança de Voo do SERIPA V abrangem diversos serviços como palestras, seminários, estágios, simpósios, cursos e outros eventos. Todos esses serviços estão sob o monitoramento de processos orientados pelas normas do sistema de qualidade, com foco no planejamento e na execução dos serviços de prevenção para atingir o nível de satisfação da comunidade aeronáutica.

Para o Chefe da Assessoria da Qualidade e Produtividade, Capitão Intendente Juliano Martins, a implantação o escopo voltado para as atividades de prevenção estão se adaptando a nova realidade. "Padronizamos ações para evitar falhas e alcançar melhorias no processo final. Com isso, nosso objetivo é aperfeiçoar os métodos de trabalho para conquistar a excelência nas atividades do SIPAER da Região Sul", destaca.

O Sistema de Gestão da Qualidade contempla os sete Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) existentes no Brasil, conforme normas e orientações do CENIPA, que obteve a certificação ISO 9001, com o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA). O SERIPA IV (SP) foi o pioneiro na implantação da Sistema de Gestão da Qualidade nas áreas de arquivo e protocolo.

Sistema - A ISO (International Organization for Standardization, na língua inglesa) constitui a maior desenvolvedora e divulgadora de padrões internacionais do mundo. Abrange uma rede de institutos nacionais definidores de padrões, com um membro por país, formada por 161 países cujo secretariado, localizado em Genebra-Suíça, coordena todo o sistema de padronização e definição de normas. Trata-se de um sistema rigoroso na implantação de suas normas e avaliação de produtos/serviços.

A ISO é uma organização não governamental – ONG – que forma uma ponte entre o setor público e o privado. Por isto, a ISO consegue estabelecer um consenso nas soluções que busquem tanto os requisitos de negócios, quanto as necessidades mais amplas da sociedade.

 

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