Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Investigação - Controle do Espaço Aéreo (CI-CEA)
Início do conteúdo da página

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) ministrou, nas instalações do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), no período de 04 a 07 de outubro, o Curso de Investigação - Controle do Espaço Aéreo (CI-CEA).

Este curso capacitou militares para o exercício das atividades de investigação de ocorrências, no âmbito do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), relativas aos aspectos de Infraestrutura e Prestação de Serviço de Tráfego Aéreo. Para alcançar tal objetivo, o CENIPA dividiu o curso em duas fases: teórica e prática. A primeira utilizou a metodologia de ensino a distância, e a segunda abordou vários temas, dentre os quais, Técnicas de Entrevista, Fator Humano no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e Investigação de Incidente de Tráfego Aéreo.

O CI-CEA contou com instrutores do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), do CINDACTA III e do CENIPA, além dos alunos do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Com a conclusão do CI-CEA, o CENIPA entrega para a sociedade brasileira vinte e dois oficiais capazes de contribuir com a Investigação de ocorrências aeronáuticas relacionadas ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB).

 

CI-CEA-agos2022.png

 

Fim do conteúdo da página