Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA ministra Curso de Investigação do Fator Material (CI-FM)
Início do conteúdo da página

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) ministrou, nas instalações da Divisão de Materiais (AMR) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), no período de 12 a 21 de setembro, o Curso de Investigação do Fator Material (CI-FM). Esse curso capacitou profissionais para o exercício das atividades de investigação de ocorrências, no âmbito do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), relativas aos aspectos de projeto, fabricação e manuseio. Para alcançar tal objetivo, o CENIPA dividiu o curso em duas fases: teórica e prática. A primeira utilizou a metodologia de ensino a distância e a segunda abordou vários temas, dentre os quais destacam-se: Ação Inicial, Fotografia voltada para Investigação, Investigação da Propulsão e Análise de Matérias e Falhas.

O CI-FM contou com instrutores do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do CENIPA, da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da AZUL Linhas Aéreas. Contou, também, com alunos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da EMBRAER, da ANAC, da Polícia Federal, das Polícias Técnicas Científicas de Goiás e de São Paulo e de empresas ligadas à aviação.

Com a conclusão do CI-FM, o CENIPA entrega para a sociedade brasileira trinta e quatro profissionais capazes de contribuir com a Investigação de ocorrências aeronáuticas relacionadas ao Fator Material.

Cenipa_TurmaSJ3.png

 

Fim do conteúdo da página