Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA I renova sua Certificação ISO 9001:2015
Início do conteúdo da página

SERIPA I renova sua Certificação ISO 9001 2015

No período de 13 a 14 de setembro de 2022, o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) recebeu a equipe de auditores do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), para a Auditoria de Recertificação ISO 9001:2015 do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

A Certificação do SERIPA I abrange o macroprocesso de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas da Aviação Civil, bem como os macroprocesso gerenciais e de apoio correlacionados. Nesse contexto, o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) foi avaliado pela equipe de auditores do IFI composta pelo Tenente-Coronel Especialista Marcos Benedito dos Santos Maia (Auditor) e pelo Engenheiro Luciano Pereira de Souza (Auditor Líder), com o objetivo de consolidar a perfeita adequação dos processos com a NBR ISO 9001:2015.

IMG 20220915 WA0020 1

Tendo iniciado a implantação do SGQ no ano de 2014 e obtido a Certificação em dezembro de 2019, a Recertificação ISO 9001:2015 é de suma importância para que o SGQ mantenha seu mais alto nível nos processos, visando garantir a conformidade e a eficácia do macroprocesso de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas na Aviação Civil.

Os auditores avaliaram as ações do efetivo do SERIPA I na condução, manutenção e desenvolvimento dos processos, ao longo do período de validade do Certificado, com foco na melhoria contínua e no atendimento dos requisitos aplicáveis. Durante o período de auditoria, o trabalho contou com a cooperação de todos os colaboradores da organização militar, os quais estiveram profundamente comprometidos com todo o sistema, desde a capacitação até a consolidação de normas e procedimentos.

IMG 20220915 WA0024 3

Ao final, foram apresentados os pontos fortes do SGQ do SERIPA I, com destaque para o bom resultado dos indicadores de desempenho da organização, bem como na utilização da ferramenta ASANA para gerenciamento de tarefas, além do tratamento das observações e oportunidades de melhorias registradas em auditorias anteriores. Por fim, o Relatório de Avaliação da Eficácia do Processo de Investigação de Ocorrências Aeronáuticas foi conferido ao SERIPA I com o nível máximo de eficácia.

“Todo o efetivo do SERIPA I se mantém muito engajado na manutenção e otimização do SGQ, sendo a Recertificação ISO 9001:2015 uma coroa para os esforços contínuos dos colaboradores. Ter uma mentalidade voltada à melhoria contínua e satisfação do cliente faz parte do nosso dia-a-dia”, destacou o Tenente-Coronel Aviador Eduardo Stutz Gonzaga, Chefe do SERIPA I.

Texto: 2T Tavares
Revisão: 2T Luana Marinho

Fim do conteúdo da página