Em consonância com as diretrizes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), no dia 18 de agosto, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) contribuiu com o Safety Break 2022 promovido pela Assessoria de Segurança de Voo (ASEGVOO) da Base Aérea de Natal (BANT).
Na ocasião, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de elevar a consciência situacional de todos os integrantes da BANT e, consequentemente, de preservar a capacidade de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), o SERIPA II se fez representado pelos Coronéis Aviadores R1 José Roberto Mendes da Silva e Luís Claudio Veloso Gonçalves, que oportunamente, abordaram os temas “Ameaça e Erro na Gestão da Segurança de Voo” e “A Prevenção de Ocorrências Aeronáuticas no Solo”, respectivamente.
Participaram desse relevante evento, aeronavegantes e mantenedores de todos os projetos sediados na Guarnição de Aeronáutica de Natal.
Essa foi a segunda oportunidade, em 2022, que o SERIPA II somou esforços com o efetivo da BANT no intuito de alavancar a gestão de Segurança de Voo das cinco Unidades Aéreas ali sediadas. “Este é um trabalho contínuo e silencioso! Parar um dia inteiro para revisitar os conceitos e estudar a Segurança da Atividade Aérea é imprescindível, pois são ações como essas que estimulam uma cultura operacional mais segura e eficiente”, destacou o Cel Av R1 J. Roberto.
“Esta é apenas uma das diversas atividades que exercemos. Para nós é extremamente gratificante trazer temas atuais para discussão, pois, além de estimular nossos operadores a refletir, também fortalece os conceitos da atividade aérea operacional e segura”, comentou o Ten Cel Av Filho, Chefe do SERIPA II, a respeito do evento.
Por fim, ele acrescentou: “o SERIPA II, como representante do SIPAER na Região Nordeste, possui o compromisso de apoiar as OM da FAB em sua área de atuação. Nossos produtos devem concorrer para que os processos finalísticos de Preparo e Emprego da FAB sejam mais eficientes. 2022 ainda não acabou! Ainda possuímos, em nosso planejamento, outras atividades com a BANT que, com certeza, favorecerão o preparo dos aviadores em formação e o emprego das Unidades operacionais.”
Texto: Coronel Filho e 2T Cristiane
Imagens: Coronel José Roberto, Coronel Veloso e 2T Marco Túlio (ASEGVOO da BANT)
Revisão: 2T Luana Marinho
Redes Sociais