Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > ANAC disponibiliza webinário sobre mitigação efeitos da desorientação espacial na aviação
Início do conteúdo da página

PP_Aeroporto-de-Guarulhos-pouso-de-aviao-1024x683-Foto-Paulo-Pinto-1024x683.jpg

Na tarde da última quinta-feira, 25 de agosto, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoveu o “Webinário – BHEST sobre Desorientação Espacial”, cujo objetivo foi discutir as causas, riscos e formas de prevenção contra a condição.

A capacitação teve como público-alvo pilotos, gestores e executivos da aviação civil, gestores de segurança operacional e demais profissionais envolvidos com a segurança operacional dos segmentos de asas rotativas, assim como os regidos pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) n⁰ 135 e profissionais atuantes em áreas relacionadas ao regulamento (escolas, centros de treinamento, centros de instrução). 

O evento foi transmitido pelo canal oficial da ANAC no YouTube e está disponível na íntegra para os interessados na temática. Os espectadores puderam, durante o evento, fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

A desorientação espacial, na aviação, é o nome dado à condição em que uma pessoa durante um voo não consegue determinar com precisão a sua localização. Este problema faz com que pilotos e copilotos tenham uma ilusão de referência durante a operação, ficando desorientados e deixando de notar alterações como uma sensação de queda, por exemplo.

O gerente de segurança operacional da OMNI Táxi Aéreo, Paulo Carvalho, abriu a palestra tratando sobre a questão de desorientação espacial em operações offshore. Carvalho enfatizou o apoio regulatório da ANAC à segurança operacional no setor, além de tratar sobre a importância da aderência estrita aos procedimentos estabelecidos durante as operações de voo.

O segundo palestrante, o brigadeiro médico da reserva Ricardo Kanashiro, abordou aspectos fisiológicos da desorientação espacial, indicando causas orgânicas e processos corporais que podem causar o problema, além de esclarecer situações em que os pilotos podem ser afetados pela condição. As principais formas de prevenção de acidentes por desorientação espacial também foi tema abordado em seu painel.

Ao final, o cel. José Carlos Garcia, chefe da seção de elaboração de relatórios finais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), por meio de um estudo de caso, apresentou sobre a desorientação espacial em voos noturnos. Além da análise em questão, foram mostrados dados sobre a incidência de acidentes por desorientação espacial no mundo e a melhor utilização das ferramentas de análise e prevenção para evitar ocorrências dessa natureza.

Os palestrantes do webinário fazem parte do Grupo Brasileiro de Segurança Operacional de Helicópteros (BHEST). Coordenado pela ANAC, o evento contou, ainda, com a moderação do Comte. Carlos Schönhardt e com a participação do presidente do BHEST, Comte. Gilvan Barros.

Representado por Provedores de Serviços de Aviação Civil (PSAC) e outras entidades, o BHEST tem trabalhado em ações para promover melhorias na segurança operacional das atividades envolvendo helicópteros, com profissionais dedicados à fomentar a segurança operacional da aviação civil brasileira. Conheça mais sobre as ações realizadas pelo comitê na página do grupo.

Informações da ANAC

Fim do conteúdo da página