Nos dias 16 a 18 de agosto, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) foi submetido à auditoria externa realizada pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). A equipe de auditores foi composta pelo Engenheiro Alessandro Claudino Pereira e o Suboficial Wagner Braz Tavares. O objetivo dessa importante atividade é a Supervisão/Manutenção do Certificado NBR ISO 9001:2015 do SERIPA II.
Durante seus trabalhos, a equipe auditora apontou a robustez dos processos da Organização, da Alta Direção e dos demais setores. O Eng. Alessandro e o SO Braz certificaram que as saídas apresentadas cumpriram, com eficácia, o planejamento elaborado. As engrenagens do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) foram comprovadamente atestadas. Esta contribuição de cada célula, dentro de sua área de atuação, é o que garante ao SERIPA II uma entrega de excelência ao seu principal cliente, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), materializada pela produção de minutas de relatórios de acidentes aeronáuticos muito bem confeccionados, precisos e consistentes.
Quanto ao efetivo da Organização, este esteve totalmente envolvido com as atividades desenvolvidas pela auditoria. A pronta resposta dos membros do SERIPA II foi bastante elogiada pelos auditores. Segundo o Eng. Alessandro, auditor líder, o notável clima organizacional deste Regional é um reflexo de que princípios da Norma, como Liderança e Engajamento das pessoas, está muito bem estabelecido em seu SGQ, que se apresenta fundamentado na melhoria contínua e foco no cliente.
Ao final dos trabalhos, os auditores registraram, dentre os pontos fortes observados na Organização, o cumprimento fiel das metas de qualidade e a constante revisão dessas tais metas, com o estabelecimento de parâmetros cada vez mais desafiadores. O sucesso desta relevante atividade infere a esta Organização e a seus membros a certeza de que o SERIPA II cumpre com altivez a missão de contribuir para a segurança de voo e preservar a capacidade de combate da Força Aérea Brasileira, provendo serviços de excelência para esta Nação.
Texto: 2T Cristiane
Revisão: Asp Luana Marinho
Redes Sociais