Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA IV realiza visita de benchmarking ao Corpo de Bombeiros de São Paulo
Início do conteúdo da página

No dia 16 de agosto, o Major QOEAV R1 José Carlos Messias e o Primeiro Sargento BMA Marcello Picazio Matcin, Chefe e Encarregado, respectivamente, da Subseção de Apoio à Investigação do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), realizaram uma visita de benchmarking ao Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A convite do Subcomandante da referida corporação, Coronel PM Luciano Luiz de Souza, os militares do SERIPA IV foram recebidos pelas Majores PM Kátia Dias e Paula. Na sequência, reuniram-se com o Capitão PM Luiz Rodolfo e sua equipe para conhecer experiências de atuação em respostas a emergências e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelo efetivo envolvido.

O Corpo de Bombeiros apresentou procedimentos que adotam em, por exemplo, enchentes, alagamentos, acidentes de trânsito e envolvendo aeronaves acidentadas. Já o Serviço Regional pontuou sobre as características gerais de atuação das equipes de investigação de acidentes aeronáuticos no ambiente da Ação Inicial, etapa em que precisam acessar os destroços das aeronaves em áreas urbanas, rurais ou de mata, por vezes inóspitas.

Visando contribuir com o enriquecimento da compreensão técnica a respeito de EPI, o Corpo de Bombeiros expôs itens que utilizam para garantir a integridade dos seus militares na missão que desempenham. Alguns EPIs apresentados, como botas, luvas, capacetes e uniformes resistentes, adequam-se as atividades realizadas pelo Quarto Serviço Regional e serão analisados para futuras aquisições.

“O conhecimento desse tipo de material aumenta sobremaneira a consciência situacional e remete a possibilidade de melhorar ainda mais a proteção efetiva dos investigadores durante a realização de uma Ação Inicial”, comentou o Maj QOEAV R1 Messias.

 16.08.22 Visita de intercâmbio ao Corpo de Bombeiros de SP por Maj Messias SERIPA IV 1 2

Texto: Asp Urakawa 
Fotos: Maj Messias
Revisão: Asp Luana Marinho

Fim do conteúdo da página