Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > MRS Logística S/A conhece o CENIPA
Início do conteúdo da página

knamijhashj

O Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, na última quinta-feira (11), recebeu a visita da empresa de Transporte Ferroviário de Cargas - MRS Logística S/A, a equipe estava composta pela Coordenadora de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Renata Maia; pela Coordenadora de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente de São Paulo, Renata Duo; pelo Especialista de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, Alex Gomes; pelo Especialista de Atendimento a Ocorrências Ferroviárias, Marco Cardoso; pelo Especialista de Segurança e Riscos Operacionais, Airton Jacques; pelo Gerente de Segurança Operacional, Filipe Berzoini; e a pela Analista de Segurança Operacional, Vanessa Rodrigues.
nuajhbabnab
Na oportunidade, o Brig Moreno e o Cel Maia, Chefe do LABDATA, apresentaram as instalações do CENIPA, levando os convidados a conhecerem os trabalhos realizados no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), como os simuladores de Voo que conseguem ilustrar o percurso realizado pela aeronave e como são realizadas as leituras das caixas-pretas, tendo em vista que ambos são instrumentos importantes para a compreensão dos fatores que propiciam a ocorrência de acidentes e incidentes aeronáuticos.

bahsgAHBSVA

Em continuidade, os visitantes seguiram para o Laboratório de Destroços e finalizaram a visita no Observatório de Segurança de Voo onde puderam estreitar os laços entre as instituições e debater sobre os assuntos de segurança, que é o bem maior da sociedade.

Para Filipe Berzoini, o trabalho do CENIPA e da MRS Logística S/A possuem escopo semelhante. “Assim como faz o CENIPA, aqui na MRS também investigamos incidentes e acidentes, contudo de natureza do modal ferroviário”, pontuou. A visita da MRS teve como objetivo coletar percepções sobre como atua a comissão de investigação do CENIPA, os recursos aplicados e as boas práticas adotadas pela aviação. “Percebemos como as investigações aeronáuticas são altamente normatizadas e têm como principal viés identificar os fatores contribuintes de um acidente e não apontar culpados”, finalizou o Gerente de Segurança Operacional.

 

JHGSHSAHGAJF

Texto: Asp Luana Marinho
Fotos: SO Flávio
Revisão: Brig Moreno e CV Pollyana

Fim do conteúdo da página