No dia 27 de julho, o Chefe da Seção de Investigação do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), Capitão Av Eric Ferreira do Santos, palestrou na Jornada de Segurança de Voo promovida pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).
Visando responder à pergunta que delineava o tema do terceiro dia da Jornada, “Qual o ponto em que algum acidente se torna irreversível?”, o Cap Eric apresentou o relatório de investigação de uma ocorrência envolvendo o Hawker 800, um dos aviões a jato utilizados pelo GEIV.
O acidente não resultou em vítimas fatais, mas a aeronave foi inutilizada. Na palestra, o militar apresentou a apuração dos fatores contribuintes comunicação, coordenação de cabine, instrução, motivação, processo decisório, manutenção de aeronave, sistema de apoio, memória e planejamento gerencial.
"Sempre que olhamos um estudo de caso, nos colocamos um pouco no lugar de quem viveu aquela situação. Como aqui (no GEIV) temos tripulantes da aeronave Hawker 800, esta conversa gera uma reflexão sobre a necessidade de constante capacitação e treinamento, além de ajudar as pessoas a reverem algumas situações de emergências, treinando mentalmente algumas decisões que tomariam. Isso acaba contribuindo muito para que as operações, de um modo geral, acabem se tornando mais seguras, não só para quem opera o Hawker, mas também para quem opera o Legacy", proferiu o Cap Eric ao explicar a motivação da escolha do estudo de caso.
A Jornada de Segurança de Voo é realizada anualmente pelo GEIV e esta edição ocorreu de 25 a 28 de julho, no Auditório Santos-Dumont, na sede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Diversos assuntos relacionados à prevenção de acidentes aeronáuticos, como risco de fauna, meteorologia aplicada na aviação e fatores humanos, foram abordados por palestrantes tanto do âmbito civil quanto militar.
Texto: Asp Urakawa (SERIPA IV)
Revisão: Asp Luana Marinho (CENIPA)
Foto: Luiz Eduardo (DECEA)
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