Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > VISITA - EMAER faz visita de acompanhamento institucional ao CENIPA
Início do conteúdo da página

Essa foi a primeira visita técnica a um Órgão de Direção Setorial e de Assistência Direta e Imediata ao Comandante da Aeronáutica 

i2262914075209889.jpg

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) visitou, no dia 22/06, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Essa foi a primeira visita técnica a um Órgão de Direção Setorial e de Assistência Direta e Imediata ao Comandante da Aeronáutica (ODSA) relacionada à nova tecnologia, a qual enfatiza o monitoramento e avaliação das organizações a distância, por meio dos sistemas de TI e de Business Intelligence (BI). Não obstante, a visita presencial continua sendo uma etapa importante no processo de consolidação desse novo modelo de avaliação.

A comitiva do EMAER foi constituída pelo Chefe da Organização Militar, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; pelo Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; e demais chefes das Subchefias e Assessorias diretas ao Chefe do Estado-Maior, além do Chefe da Seção de Governança do Escritório de Governança do EMAER (EGE), Coronel Aviador Eric Breviglieri.

i2262914075001335.jpg

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, apresentou a atuação do Centro como órgão responsável pela investigação de acidentes aeronáuticos envolvendo aeronaves civis e militares no Brasil, bem como sua importância no preparo e no emprego para a Força Aérea Brasileira. “No Brasil, o CENIPA dá cumprimento aos protocolos internacionais de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, os quais estão descritos no Anexo 13 à Convenção de Aviação Civil Internacional da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). Além disso, o Centro segue fielmente uma gama de legislações que comprovam o nosso compromisso em mostrar para a sociedade que é seguro voar no espaço aéreo brasileiro”, concluiu o Brigadeiro Moreno.

Em seguida, o Vice-Chefe do CENIPA, Coronel Aviador Cesar de Medeiros Silva Junior, ministrou uma apresentação sobre o Planejamento e o Gerenciamento Orçamentário atual do SIPAER, além das perspectivas de investimentos futuros. “O objetivo é mostrar ao EMAER o nosso alinhamento administrativo quanto às implementações das Legislações de Governança, bem como a aplicação apropriada das lições aprendidas com o EGE sobre Governança Pública, visando proteger os interesses da sociedade brasileira”, explicou.

i2262914080505157.jpg

A comitiva do EMAER destacou o papel do CENIPA como órgão central do SIPAER e discorreu sobre vários dos aspectos que foram avaliados, tais como administração do pessoal, inteligência, limites orçamentários, planejamento, projetos e Governança. O Tenente-Brigadeiro Damasceno ressaltou como a visita se insere na visão do EMAER como Órgão de Direção Geral (ODG), cuja missão está ligada à Governança de Sistemas, à Coordenação de Projetos, ao Conhecimento do Panorama da Força e ao Estudo das suas Possibilidades de Atuação, esta última representada pelo PBC (Planejamento Baseado em Capacidades).

Como parte do programa, a comitiva pôde visitar o Observatório de Segurança de Voo, utilizado em momentos de coordenação e de tomadas de decisão, principalmente nos casos de acidentes aéreos de grande repercussão. Logo em seguida, o Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), Coronel Adriano Barbosa Maia apresentou os equipamentos e ferramentas utilizados no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), utilizados para proporcionar ao investigador um melhor entendimento dos principais parâmetros operacionais que antecederam uma ocorrência aeronáutica.

Texto: Asp Luana Marinho
Revisão: Cel Cesar
Fotos: 1S Flávio

Fim do conteúdo da página