Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA ministra palestra na VII Jornada de Segurança Operacional Aeronáutica do Grupamento Aéreo da PMBA
Início do conteúdo da página

15.jpg

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) participou, no dia 02 de junho de 2022, da VII Jornada de Segurança Operacional Aeronáutica, realizada pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER-PMBA). O evento ocorreu no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), localizado no bairro de Ondina, na cidade de Salvador, e contou com a presença de diversos operadores da Aviação de Segurança Pública, Militar, Civil e operadores de aeródromo da região.

O referido evento faz parte da programação anual do GRAER, comandado pelo Ten Cel PM Wolney Anderon Santos de Almeida, e teve como principal objetivo o incremento do nível de alerta dos profissionais da aviação de segurança pública em relação aos riscos associados às atividades técnicas desenvolvidas.

16.jpg

Durante as palavras de abertura do evento, o Cel PM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, Comandante-Geral da PMBA, ressaltou a importância da prática da prevenção proativa de ocorrências aeronáuticas e destacou, também, o apoio diligente do Comando da Aeronáutica (COMAER) às atividades de Segurança de Voo na Região Nordeste.

Ao longo do evento, o Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, abordou o tema “CENIPA e a Segurança de Voo”, trazendo um panorama dos macroprocessos empregados pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) no progresso das ações de Segurança de Voo em âmbito nacional e internacional, com vistas ao desenvolvimento do setor aeroespacial e ao fortalecimento da soberania nacional.  

Já o comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Ten Cel Av Daniel Garcia Pereira, palestrou sobre “Trabalho em Equipe na Esquadrilha da Fumaça”.

Neste contexto, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), que é a organização encarregada pelo planejamento, gerenciamento e execução das atividades de Segurança de Voo na área de atuação a qual o estado da Bahia faz parte, foi oportunamente representado pelos palestrantes Cel Av José Roberto Mendes da Silva e Cel Av Luis Cláudio Veloso Gonçalves. Em suas palestras, foram abordados temas direcionados às atividades de prevenção, avaliação dos impactos e gerenciamento de riscos na segurança operacional, estudos de caso com apresentação de fatores contribuintes, dentre outros.

Segundo o Chefe do CENIPA, eventos como esse asseveram a essência do SIPAER, “ocasiões como essa que tivemos aqui hoje, são de suma importância, não só para os que estavam aqui presentes, mas para toda a sociedade brasileira. A contribuição dos homens e mulheres que trabalham diuturnamente no SIPAER reverbera, silenciosamente, nas diversas camadas sociais e trazem consigo, consequentemente, mais eficiência e desenvolvimento para o setor aeroespacial brasileiro.”

Por fim, o evento foi considerado essencial e de significativa importância para o fortalecimento da cultura de Segurança de Voo na região. Tanto os organizadores, quanto os ouvintes ressaltaram positivamente a incomensurável contribuição do COMAER, lá representados pelo CENIPA, EDA e SERIPA II, na incansável labuta em prol da Sociedade Brasileira e desenvolvimento das Aviações Militar e Civil.

Fonte: SERIPA II, por Tenente Cristiane
Edição: Asp Luana Marinho

Fim do conteúdo da página