O Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) promoveu, no dia 19 de março, outra Jornada de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, desta vez na Escola Superior de Aviação Civil (ESAC), em Campina Grande-PB.
Os objetivos almejados pelo SERIPA II foram difundir os princípios e a filosofia do SIPAER, assim como trocar conhecimento com a comunidade acadêmica local sobre assuntos envolvendo a segurança operacional.
O evento ocorreu nas dependências do auditório da ESAC, sendo registrada a presença de alunos do curso de Ciências Aeronáuticas, egressos, professores e pilotos profissionais.
A primeira palestra foi proferida pelo Coronel Aviador R1 José Roberto Mendes da Silva, que abordou o tema “Desempenho de Bimotores Leves em Condições de Voo Monomotor”. O profissional abordou os cuidados necessários para situações quando um dos propulsores apresenta algum tipo de falha, como por exemplo, a correta coordenação da aeronave com o objetivo de manter a mesma em condições de voo.
Em seguida a psicóloga civil Maria da Conceição Pereira Correia discorreu sobre o “Uso de Substâncias Psicoativas e o Gerenciamento do Risco de Fadiga”, enfatizando sobre as consequências da utilização de substâncias psicotrópicas por aeronavegantes.
Encerrando o ciclo de palestras, o Major Aviador Humberto Dorneles Santa Maria dissertou sobre “Incursão em Pista”, assunto que é de grande interesse da comunidade aeronáutica mundial e que pode trazer consequências catastróficas. O militar discursou sobre exemplos de acidentes aeronáuticos decorrentes de presenças não autorizadas de aeronaves, veículos e pessoas na zona protegida para pousos e decolagens, bem como algumas ações que podem ser implementadas para evitar esse tipo de situação.
Redes Sociais