Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA sedia a 76ª Reunião do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - CNPAA
Início do conteúdo da página

foto1

O Comitê Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA) foi realizado, virtualmente, no dia 26 de maio, quinta-feira, sob a presidência do Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, e do respectivo Secretário do Comitê, o Vice-Chefe, Coronel Aviador Cesar de Medeiros Silva Junior.

O encontro proporcionou o debate de informações e trocas de conhecimentos entre as mais de 70 entidades-membros da comunidade aeronáutica e da aviação civil, que puderam discursar sobre temas de interesse da segurança operacional de todos os segmentos da aviação brasileira. De modo virtual, o CNPAA possibilitou a participação de um maior número de profissionais que puderam trocar experiências e vivências dos diversos segmentos atuantes na aviação.

O Comitê foi instituído pelo Art.6º do Decreto nº 87.249, de 7 de junho de 1982, sob a direção e coordenação do CENIPA e reúne representantes de entidades nacionais envolvidas, direta ou indiretamente, com a atividade aérea, como empresas aéreas, sindicatos, escolas de formação e universidades.

1250

Na oportunidade, foram destacados os seguintes temas: apresentação do Panorama atual dos trabalhos realizados pelo Grupo Brasileiro de Segurança Operacional de Infraestrutura Aeroportuária (BAIST); estimativa das causas-raízes da fadiga nas escalas de voo dos aeronautas brasileiros; resultados e recomendações do Projeto Fadigômetro (CNFH); atualização das Ações e Estudos 2021/2022 (CNRF); apresentação de Olho na Aviação (OACI); entre outros.

foto 3201

O Cel Av R1 Jorge Wilson de Avila Ferreira Penna, que apresentou o Panorama atual dos trabalhos   realizados pelo Comitê de Segurança Operacional – CSO, destacou em sua dissertação que seu objetivo era fazer um panorama atual das suas atividades, especificamente do Plano de Segurança Operacional para a Aviação Civil Brasileira, o qual possui estratégias para o planejamento da segurança operacional, em consonância com as práticas internacionais preconizadas pela Organização Internacional da Aviação Civil (OACI).

No final da tarde, o Sr. Norberto Moretti, embaixador do Brasil na OACI, iniciou sua palestra destacando que uma das áreas de interesse da OACI é o elemento humano nos aspectos de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos. “A tarefa de prevenção e investigação é muito mais do que o cumprimento do dever funcional, trata-se do cumprimento de um serviço humano”, enfatizou.

No encerramento do CNPAA, O Secretário, Cel Cesar, agradeceu a participação e enfatizou a relevância dos assuntos abordados, e o Presidente, Brig Moreno, em suas palavras finais, destacou a importância dos estudos realizados, incentivando a apresentação de novos trabalhos na próxima sessão e colocando-se à disposição para possíveis auxílios que necessitem as entidades-membros.

foto 4210

Edição: Asp Luana Marinho

Fim do conteúdo da página