Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA ministra curso de CRM em Canoas
Início do conteúdo da página

IMG-20220425-WA0030.jpg

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) publicou no dia 2 de março deste ano o Manual de Facilitadores de CRM (Corporate Resource Management), com o objetivo de orientar tripulantes, mantenedores, controladores, pessoal de apoio de solo, bem como qualquer elemento ou gestor envolvido em processos de suporte à atividade aérea, para atuarem de forma preventiva e preditiva na detecção de ameaças que possam reduzir a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira (FAB).

IMG-20220425-WA0024.jpg

Para alcançar o objetivo proposto, o CENIPA iniciou o curso de capacitação de Facilitadores. Esses profissionais atuarão na customização do CRM, ajustando-o para aplicação de acordo com o perfil operacional de sua Organização.

A primeira edição do Curso de Facilitadores de CRM (CF-CRM), da 6ª Geração, ocorreu no período de 04 a 08 de abril de 2022, na Base Aérea de Canoas-RS. Contou com a participação de militares de Unidades Aéreas  das regiões centro-oeste, sudeste e sul do país, das aviações de Caça, Patrulha, Asas Rotativas e Transporte. O treinamento deu ênfase a cenários que simularam a rotina das Unidades Aéreas das aviações citadas. Foram capacitados 34 militares da FAB e quatro (04) oficiais da Marinha do Brasil (MB).  
 
O CF-CRM abordou vários temas, dentre eles Gerações do CRM e perspectivas atuais, Aspectos Pedagógicos, Comunicação, Liderança, Processo Decisório, Consciência Situacional, Trabalho em Equipe, Erro Humano, Gerenciamento dos Erros e Ameaças, A postura do Facilitador diante da última geração do CRM e o Mission Oriented Simulator Training (MOST). Para este ano, ainda estão previstas mais duas edições do CF-CRM: uma na Base Aérea do Galeão – RJ e outra na Base Aérea de Natal - RN. 

Com a capacitação de Facilitadores de CRM, o CENIPA pretende estimular os treinamentos nas Unidades Aéreas e, por conseguinte, evitar o erro humano ou, na ocorrência deste, gerenciá-lo de forma a mitigar as suas consequências, contribuindo para a manutenção da plena capacidade de combate da Força Aérea Brasileira.

Fim do conteúdo da página