Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA IV inicia processo para obtenção de Certificado de Qualidade
Início do conteúdo da página

Militares do CENIPA realizaram auditoria interna para avaliar o processo de investigação de acidentes e incidentes aeronáuticos, sob a ótica do Sistema de Gestão de Qualidade - SGQ

O Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) recebeu na última semana, de 25 a 28 de abril, o Coronel Aviador R1 Franz Luiz Matheus e o Suboficial SAD Rogério Cardoso Costa, ambos do efetivo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), para a primeira auditoria do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

Após a realização da reunião de abertura da auditoria, na qual foram apresentadas a metodologia de trabalho a ser adotada, bem como a introdução às exigências da norma ABNT ISO 9001:2015 e a agenda de atividades semanal, o Cel Franz e o SO Rogério promoveram entrevistas com militares de diversos setores do SERIPA IV e checagem de documentos e procedimentos relacionados à atividade finalística da unidade.

Essa etapa visa identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria do processo de investigação de ocorrências aeronáuticas, sob a ótica do SGQ. Os setores do Serviço Regional estão empenhados em ajustar sua atuação, buscando conquistar o certificado de qualidade ABNT ISO 9001:2015.

“O enquadramento aos requisitos da norma é importante para elevar a qualidade, tanto do processo de investigação de ocorrências aeronáuticas, quanto do produto final que é a Minuta de Relatório enviada ao CENIPA para autenticação e publicação no Painel SIPAER. Além disso, com um Sistema de Gestão de Qualidade bem implementado, a organização contará com a prática da melhoria contínua”, explica o Capitão Aviador Fernando Fontes Metring, Chefe da Assessoria de Qualidade e Produtividade.

Na quinta-feira, 28 de abril, ocorreu a reunião de encerramento da auditoria para apresentação dos resultados aos oficiais do SERIPA IV. A previsão do processo de certificação ISO 9001:2015 deve seguir até o mês de outubro do ano corrente, momento em que o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) fará a segunda fase da auditoria no SERIPA IV.

Fonte: SERIPA IV, por Tenente Leticia Urakawa
Edição: Asp Luana Marinho

 

Fim do conteúdo da página