Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA I celebra Cerimônia Militar alusiva ao 15º Aniversário e Passagem de Chefia
Início do conteúdo da página

DSC_0919.jpg

O Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), celebrou no dia 19 de janeiro, a Cerimônia Militar alusiva ao 15º Aniversário de Criação e Passagem de Chefia.

A solenidade presidida pelo Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno aconteceu no Salão Nobre do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e contou com a presença de autoridades militares, civis locais e representantes da comunidade aeronáutica.

PASSAGEM-15_08.JPG

Fruto da extinção do Departamento de Aviação Civil (DAC) e da criação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foi criado, através da Portaria nº 2/GC3, de 5 de janeiro de 2007, o SERIPA I, juntamente com os outros seis Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, com a missão precípua de planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, no âmbito da aviação civil. Os SERIPA são subordinados, técnica e operacionalmente ao CENIPA.

SERIPA I - Órgão regional sediado em Belém - PA, foi criado em 2007 e é subordinado diretamente ao CENIPA, com jurisdição nos estados do Pará, Maranhão e Amapá. Entre as principais atribuições do SERIPA I estão o planejamento, o gerenciamento, o controle e a execução das atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos da aviação geral brasileira.

Como forma de comemorar os 15 anos do SERIPA I, a Organização Militar realizou diversas homenagens, entre elas a entrega de placa ao Destaque Graduado e Praça Padrão de 2021, título conferido aqueles que por suas qualidades e méritos, destacaram-se entre seus pares durante o ano de 2021. Os militares homenageados foram o Suboficial BMA Marcio Mendes Affonso e o S1 SAD Malaquias Moraes de Sousa.

PASSAGEM-15_03.JPG

Os ex-chefes do SERIPA I também foram citados, como agradecimento a todos que dedicaram tempo na construção da história deste Serviço Regional. Esteve presente no local para recebimento de homenagem, o Tenente-Coronel Aviador Cláudio Luiz da Costa Junior.

PASSAGEM-15_05.jpg

O Tenente-Coronel Aviador Eduardo Stutz Gonzaga assumiu, na quarta-feira, 19 de janeiro de 2022, a chefia do SERIPA I. Ele substituiu o Tenente-Coronel Aviador Fábio Luís Ridão Valentim, que agora segue para o Curso de Comando do Estado-Maior da Aeronáutica na UNIFA (Rio de janeiro-RJ).

No ato de transmissão de cargo de chefia presidido pelo Chefe do CENIPA, O Brig Ar Marcelo Moreno agradeceu ao Chefe substituído, Ten Cel Valentim pela excelente qualidade profissional com que conduziu SERIPA I, mesmo diante das inúmeras restrições impostas pelo enfrentamento à pandemia da COVID-19. Ao chefe substituto, Ten Cel Stutz desejou as boas-vindas, manifestando a confiança de que a missão do SERIPA I continuará sendo cumprida sempre com o apoio do CENIPA.

       PASSAGEM-15_06.JPG  PASSAGEM-15_07.JPG

“Por fim, dirijo-me aos valorosos homens e mulheres do SIPAER: nossa nobre missão deve ser pautada em rígidos valores éticos e morais. Agradeço o trabalho, o profissionalismo e a incansável dedicação. Rogo a Deus que nos abençoe, proteja, e sobretudo, nos dê sabedoria para cumprir a missão que a sociedade brasileira nos confiou – contribuir para a Segurança de Voo e preservar a capacidade de combate da Força Aérea Brasileira”, expressou o Brig Ar Marcelo Moreno em seu discurso.

PASSAGEM-15_09.JPG

 Veja na integra a Ordem do dia dos 15 anos do SERIPA I.

Fim do conteúdo da página