Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA IV tem novo Chefe e comemora seu 15º aniversário de criação
Início do conteúdo da página

 

IMG-20220124-WA0017.jpg

Aconteceu no dia 21 de janeiro, a cerimônia militar alusiva à passagem de cargo de Chefe do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) do Tenente-Coronel Aviador Waldir Eustáquio Gava para o Tenente-Coronel Aviador Leno Frank Garcia e o 15º aniversário de criação da organização militar.

O Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), presidiu a cerimônia e o ato de passagem de cargo, ocorridos no salão nobre do Hotel de Trânsito dos Oficiais do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo. Estiveram presentes e representados Comandantes, Chefes e Diretores de organizações militares, bem como integrantes de empresas do ramo da aviação, efetivo e convidados.

     IMG-20220124-WA0015.jpg      IMG-20220124-WA0014.jpg

Durante o evento, os títulos de Graduado e Praça Padrão 2021 foram entregues ao Segundo Sargento Mecânico de Aeronaves Leandro Andrades de Souza e ao Soldado de Segunda Classe Gustavo Batista Gomes, respectivamente, por terem se destacado em aspectos de dedicação ao trabalho, assiduidade, criatividade, desempenho profissional e companheirismo ao longo do ano passado.

O reconhecimento ao vencedor do Concurso Cultural de 15 anos do SERIPA IV, Primeiro Sargento Mecânico de Aeronaves Marcello Picazio Matcin, marcou as comemorações do 15º aniversário da unidade, juntamente com a exibição inédita de um vídeo institucional. Na sequência, o ex-Chefe do SERIPA IV presente na solenidade militar, Coronel Aviador Raul Moreira Neto, foi homenageado.

IMG-20220124-WA0016.jpg

O SERIPA IV é incumbido da nobre missão de realizar as atividades de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que somam uma área de mais de 595.000 km². Durante a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Chefe substituído Ten Cel Av Gava, foi apresentado um panorama da atuação da referida organização militar ao longo de seus 15 anos: foram exatamente 10.006 ocorrências notificadas, contabilizando 3.121 ocorrências investigadas.

Em suas palavras de despedida, o Ten Cel Av Gava relembrou como foram seus dois anos de trabalho à frente do SERIPA IV, os desafios enfrentados e as vitórias conquistadas; agradeceu à sua família, ao Alto Comando da Força Aérea Brasileira, aos Chefes do CENIPA do período de sua atuação, às organizações militares dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, às entidades da aviação civil e ao efetivo desse Serviço Regional. Com votos de sucesso e felicidade ao seu sucessor, Ten Cel Av Frank, também ressaltou a continuidade do compromisso de “fazer o melhor a cada dia, para que, a cada ano que passe, mais segura seja nossa aviação”.

IMG-20220124-WA0019.jpg

O presidente da cerimônia, Brig Ar Marcelo Moreno, enfatizou a transformação do SERIPA IV em uma unidade de excelência em investigação e prevenção de ocorrências aeronáuticas. Reforçou a excepcional liderança do Ten Cel Av Gava durante os desafiadores anos de 2020 e 2021 e desejou-lhe sucesso e sorte no próximo desafio de sua carreira, na Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica. Ao Ten Cel Av Frank, colocou o CENIPA à disposição para qualquer apoio e ensejou triunfo em sua Chefia no SERIPA IV.

As solenidades comemorativas aos 15 anos da organização militar se estenderam a um culto evangélico no auditório do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo e a uma missa de ação de graças na capela do Hospital da Força Aérea de São Paulo, ambos realizados em 20 de janeiro. Já o reconhecimento de profissionais e a transição de chefia também foram marcados em um evento de descerramento de quadros na própria sede do SERIPA IV, momentos antes da cerimônia militar do dia 21.

Fim do conteúdo da página