Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA II promove reuniões sobre ocorrências aeronáuticas em Aracaju - SE
Início do conteúdo da página

Nos dias 26 e 27 de outubro, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) realizou reuniões no Auditório do Aeroporto de Aracaju, administrado pela AENA Brasil, com o objetivo evidenciar ações que promovam as melhores práticas da Segurança de Voo através de palestras, estudo de casos e fórum de debates. A Organização Militar foi representada por Coronel Aviador R1 José Roberto Mendes da Silva, Coronel Aviador R1 Luis Claudio Veloso Gonçalves e Capitão Aviador Rafael Flitz Nogueira Menezes, como palestrantes; Suboficial Antonio Carlos Dos Santos, da equipe de investigação de acidentes; e o Cabo Erick Ricardo Marques De Farias, de apoio.

No primeiro dia foi realizada uma reunião de coordenação entre os órgãos públicos e privados de Sergipe e o SERIPA II, tratando dos desafios encontrados em um sítio de acidente aeronáutico, envolvendo 42 participantes entre representantes da Capitania dos Portos, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Instituto Médico Legal, AENA Brasil e o Destacamento de Controle do Tráfego Aéreo de Aracaju (DTCEA-AR). A interação possibilitou a construção de um debate entre os diversos entes envolvidos com a temática.

Na mesma oportunidade, foi abordado o tema “Segurança de Voo, Lições Aprendidas”, ministrado pelo Comandante André Cabral, piloto de linha aérea.

Já no segundo dia, foram abordados estudos de caso de ocorrências durante operações policiais na aviação de asas rotativas, visando assim a interação entre o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe e o SERIPA II, reforçando a sua importância para elevação da consciência situacional de todos os envolvidos. Estiveram presentes 30 colaboradores do GTA de Sergipe, representado por pilotos, operadores aerotáticos e mecânicos.

“Eventos desta natureza contribuem sobremaneira para elevar o nível de consciência situacional dos diversos atores que trabalham com prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos”, disse o Coronel Veloso.

Durante o evento foram distribuídos aos participantes cartazes fornecidos pelo CENIPA com o objetivo de difundir conceitos importantes da Segurança de Voo no âmbito da comunidade aeronáutica da cidade de Aracaju, bem como um “KIT” contendo material informativo e a revista da Turma da Mônica abordando o tema: “Para voar tranquilo”.

UAP 2Assista a cobertura do evento em veículo de grande mídia clicando aqui (hiperlink) http://globoplay.globo.com/v/9983105/

Fim do conteúdo da página