Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA I realiza vistoria de segurança de voo
Início do conteúdo da página

SERIPA I REALIZA VISTORIA DE SEGURANÇA DE VOO EM PROL DA MIGRAÇÃO DAS OPERAÇÕES DO AEROPORTO BRIGADEIRO PROTÁSIO DE OLIVEIRA PARA O AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELÉM/PA.

601aEm coordenação com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e com o Primeiro Comando Aéreo Regional (COMAR I), o Primeiro Serviço Regional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) realizou, nos dias 9 e 10 de novembro de 2021, uma Vistoria de Segurança de Voo no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro, o qual é administrado pela Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO).

O evento foi realizado em apoio à desafetação do Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, que atualmente atende a Aviação Geral e Táxi Aéreo da região, bem como a realocação de suas operações no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans - Júlio Cezar Ribeiro.

A perspectiva é de que essa transição deva ocorrer até o dia 31 de dezembro deste ano, posto determinação do Governo do Estado do Pará em conjunto com o Ministério da Infraestrutura.

602A Vistoria de Segurança de Voo consistiu na avaliação estrutural da área operacional, onde estão inclusos pátios de manobras, hangares e locais de obra, bem como dos procedimentos de contingência que estão sendo conduzidas pela INFRAERO, visando o assessoramento sobre as análises de riscos e possíveis impactos que poderão ocorrer com as mudanças.

Para o Gestor de Segurança Operacional do Aeroporto Internacional de Belém, André Carnevale Vianna Pereira, essa transição é uma atividade que requer muitos cuidados com a Segurança Operacional. “Houve um planejamento para executar essa operação, e a Vistoria de Segurança de Voo do SERIPA I foi de suma importância para auxiliar na detecção de potenciais de perigo e nas análises de risco, contribuindo para a prevenção de ocorrências aeronáuticas que possam acontecer.”  

603 A“Não há como pensar em um processo de mudança tão impactante sem a atuação dos profissionais do nosso Serviço Regional. Parabéns à equipe que desenvolveu este brilhante trabalho e à INFRAERO, na figura do Superintendente Fábio Luís de Araújo Rodrigues, por abrir as portas de suas instalações e processos. Tenho certeza de que essa interação contribuirá muito para a mitigações dos riscos desta transição”, destacou o Ten Cel Av Valentim, Chefe do SERIPA I.

Fim do conteúdo da página