Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Visita de Cadetes Aviadores da AFA ao CENIPA
Início do conteúdo da página

Cadete AFA 1

Na tarde do último dia 19 de outubro, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu a visita de 90 Cadetes Aviadores do 4º ano, turma MIHOS, da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA) e Comitiva.

Os Cadetes e a Comitiva foram recebidos pelo Sr. Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, que proferiu palavras de boas-vindas e destacou a importância da visita como uma excelente oportunidade de divulgação do trabalho do Centro em prol da Segurança de Voo na aviação militar e civil aos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira.

Segundo o Major Aviador Rodrigo Costa da Paz, Comandante do 4º Esquadrão - CCAER da AFA, a visitação cumpre uma das etapas da Missão Brasília, que ocorreu no período de 17 a 22 de outubro e foi organizada pela Academia da Força Aérea, com o objetivo de realizar visitas às diferentes Organizações Militares do Distrito Federal, a fim de aumentar o conhecimento aeronáutico dos Cadetes e, desta forma, contribuir com informações fundamentais para decisões da carreira militar.

Cadete AFA 3

Durante a visita, os Cadetes assistiram a uma palestra no auditório, feita pelo Vice-Chefe, Coronel Aviador Gil Eduardo de Lima e Silva, acerca das atribuições do CENIPA. Em seguida, conheceram alguns equipamentos e ferramentas de auxílio usados na coleta de dados nas Ações Iniciais em ocorrências aeronáuticas, bem como tiveram acesso ao Laboratório de Destroços, usado na parte prática dos cursos de investigadores de acidentes aeronáuticos, ao Laboratório de Análise de Dados de Gravadores de Voo (Caixas Pretas) e ao Observatório de Segurança de Voo, este último montado em uma sala com várias  telas que disponibilizam informações distintas,  utilizada em momentos de coordenação e tomadas de decisão em tempo real, nos casos de acidentes aéreos de grande repercussão.

Ao término da visita, os Cadetes, participaram do registro fotográfico na fachada principal de entrada do CENIPA.

 

Fim do conteúdo da página