Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CONGRESSO - CENIPA realiza I Congresso de Segurança de Voo da Força Aérea Brasileira
Início do conteúdo da página

Evento ocorreu de forma virtual e contou com debates sobre procedimentos e protocolos afetos à prevenção e a investigação de ocorrências aeronáuticas

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA),  situado em Brasília (DF), realizou, nos dias 29 e 30 de junho, o I Congresso de Segurança de Voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Outros dois eventos estão previstos para 14 e 15 de setembro e 23 e 24 de novembro de 2021. A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

O I Congresso contou com a participação de 483 militares e aconteceu de forma virtual pela plataforma Webex. Foram temas de debates os procedimentos e protocolos afetos à prevenção e a investigação de ocorrências aeronáuticas. O objetivo foi atualizar os elos do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER)  - oficiais e graduados das Unidades Aéreas, Comandos Investigadores e Grandes Comandos da FAB.

Em dois dias do Congresso, foram ministradas palestras sobre o panorama estatístico, novos protocolos de investigação, apresentação das capacidades do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), estudo de caso, segurança de voo no Comando de Preparo (COMPREP), trilhas de capacitação do SIPAER e ferramentas de prevenção.

 

 

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, falou da importância do evento. “Os Congressos de Segurança de Voo buscam aperfeiçoar a comunicação corporativa do CENIPA, bem como o fortalecimento das atividades dos elos militares do SIPAER. Eles estão previstos no Programa de Fomento à Segurança de Voo na FAB, lançado em 2021, com o objetivo de reciclar os conhecimentos afetos à Segurança de Voo. Além disso, visam a aproximação do CENIPA com todos os setores da FAB responsáveis por Defender, Controlar e Integrar o território nacional”, disse.

Fotos: 1S SDE Flávio/CENIPA

Fim do conteúdo da página