Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA IV celebra 14 anos de criação
Início do conteúdo da página

01 Seripa IV

O Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) realizou, no dia 13 de janeiro, as comemorações alusivas ao 14º aniversário de criação da Organização Militar (OM), em São Paulo-SP.

Na Capela NS do Loreto do PAMA-SP, houve a Celebração de Ação de Graças, onde os militares agradeceram o dom da vida e todo o trabalho realizado durante os 14 anos de existência da OM.

Logo após, houve a Cerimônia Militar no pátio da sede do Serviço Regional, no interior do PAMA-SP, que foi presidida pelo Cel A02 Seripa IVv Sidney Veloso Da Silva, Ex-Chefe do SERIPA IV, atualmente servindo na COPAC, o qual esteve acompanhado do Tenente-Coronel Aviador Waldir Eustáquio Gava, atual chefe do SERIPA IV.

O Ten Cel GAVA, ao pronunciar as palavras da “Ordem do Dia", enalteceu o comprometimento e o profissionalismo do efetivo do SERIPA IV, destacado nos objetivos alcançados mesmo com as dificuldades impostas pelas alterações de rotina devido à pandemia do coronavírus. Destacou ainda um agradecimento especial ao apoio das Organizações da FAB que dão o suporte à rotina e à confiança das organizações da aviação civil do Estado de São Paulo: “são nossos leais parceiros nessa extenuante missão de manter elevada a segurança de voo”.

Estavam presentes na cerimônia integrantes do PAMA-SP, BASP, PASP, HFASP, DTINFRA-SP, ex-integrantes da OM, representantes da GRU Airport, de Grupamento Aéreo da Polícia Militar de SP, ABRAPHE, empresas de táxi aéreo e familiares do efetivo.

Foram três tipos de homenagens entregues aos agraciados presentes no evento:

GRADUADO E PRAÇA PADRÃO 2020: ao 1S BMA Marcelo Picazio MATCIN e ao S1 SAD LINEKER Ribeiro Borges, 06 Seripa IVeleitos pelo efetivo por sua dedicação ao trabalho, assiduidade, criatividade, desempenho profissional e companheirismo durante o ano de 2020.

MEDALHA MILITAR: o SO BMA Lailson Lopes HANCIO recebeu a Medalha de Ouro, com Passador de Ouro, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 30 anos. A Medalha de Prata, com Passador de Prata, foi recebida, pelos mais de 20 anos de dedicação à Força Aérea Brasileira, pelo MJ AV Caio Batalha Franklin de Siqueira. A Medalha de Bronze, com Passador de Bronze, pelos mais de 10 anos de bons serviços prestados, foi entregue ao CP AV Marcos PIGATTO Mazzeo e ao 2S BMA Edmilson Daniel PACHECO.

MÉRITO SIPAER: Recebeu a Medalha Mérito SIPAER Bronze, por 10 anos de serviços prestados à investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, o MJ AV Caio Batalha Franklin de Siqueira.

03 Seripa IVBREVE CONTEXTO HISTÓRICO: Os processos de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos eram realizados pela SIPAA dos extintos Serviços Regionais de Aviação Civil (SERAC), unidades do Comando da Aeronáutica até meados da década passada.

Após a criação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e a desativação dos SERAC; o Comando da Aeronáutica criou então, em 5 de janeiro de 2007, sete organizações ao longo do território brasileiro, chamados de Serviços Regionais, responsáveis pelo planejamento, gerenciamento, controle e execução das atividades relacionadas com a prevenção e a investigação dos acidentes aeronáuticos na aviação civil.

Nesse contexto foi ativado, em 10 de janeiro de 2007, o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV).

Fim do conteúdo da página