Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA realiza o CPAA-MA no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página

rj

Entre os dias 6 e 9 de outubro, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) realizou o Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Manutenção de Aeronaves (CPAA-MA), na ALA 11, no Rio de Janeiro/RJ.

O CPAA-MA teve a finalidade de aumentar a consciência situacional de segurança de voo daqueles que são responsáveis pela manutenção das aeronaves da Força Aérea Brasileira, preservar os recursos humanos e materiais da Força e capacitar ainda mais as equipes de investigação de acidentes aeronáuticos no Fator Operacional – Aspecto Manutenção de Aeronaves.

rj2

A fase presencial do CPAA-MA buscou explorar a praticidade das ferramentas de prevenção de acidentes, tais como: Relato de Prevenção (RELPREV); Vistoria de Segurança de Voo (VSV); e Gerenciamento da Prevenção nas atividades de manutenção. Nessa fase, situações diversas encontradas pelo mantenedor das aeronaves da FAB foram expostas e analisadas. Tais assuntos já foram estudados preliminarmente pelo método de ensino à distância.

Além disso, os fundamentos da atividade de Ação Inicial, que trata da primeira fase do processo de investigação de uma ocorrência aeronáutica, foram explorados. Na Ação Inicial foi realizada a coleta e/ou confirmação de dados, a preservação de indícios, a apuração inicial dos danos causados à/ou pela aeronave e o levantamento de outras informações necessárias ao processo investigativo.

Participaram do curso 50 alunos das mais diversas organizações militares da FAB, com três instrutores do CENIPA, o Capitão Aviador Wescley Alves das Neves, 1º Tenente R1 QOEA ANV João Eduardo Soares Martins e 1º Sargento BMA Cléverson Hoffmann Ojeda.

rj1

Fim do conteúdo da página