Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Comitiva da CAAVO/MB visita o CENIPA
Início do conteúdo da página

caavo1

Com a finalidade de difundir conhecimentos e valores sobre o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), o CENIPA recebeu a comitiva composta por 14 militares do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira, da Marinha do Brasil (CAAVO/MB), no dia 28 de agosto, em Brasília/DF.

A visita institucional dos militares das demais Forças e corporações militares brasileiras e estrangeiras faz parte das atividades de divulgação da missão deste Centro, e esse evento ficou dividido em dois momentos: um teórico e outro prático.

No primeiro momento foi proferido pelo Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior, a instrução sobre o histórico, os princípios basilares e valores do SIPAER, no auditório do Centro. Logo no início da instrução, o Capitão de Fragata Carlos Augusto Buonomo Machado fez a apresentação da comitiva ao Chefe do CENIPA. Já a segunda parte da instrução foi realizada no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) e no Laboratório de Destroços, ambos são setores que compõem as instalações físicas do Centro.

caavo.jpg

No LABDATA foram apresentadas pelo Vice-Chefe do CENIPA, Coronel Aviador Alexandre Lima Prado, as animações de ocorrências aeronáuticas, feitas por meio da engenharia da computação, e os dispositivos que fazem parte da análise dos gravadores de voz e de dados que são recebidos no setor. O LABDATA é o único laboratório da América Latina especializado na área.

No Laboratório de Destroços, o Chefe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento, Coronel R1 Fernando Luís Volkmer, discorreu sobre seis ocorrências reconstruídas com similaridades ao crash site real com a presença de todos os militares envolvidos na comitiva.

caavo4

Fim do conteúdo da página