Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA I mantém Certificação ISO 9001:2015
Início do conteúdo da página

ISONos dias 11 e 12 de agosto, o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) recebeu a equipe de auditores do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), em Belém/PA. O objetivo do encontro foi realizar a Auditoria de Supervisão de Certificação ISO 9001:2015 do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) no referido Serviço Regional.

A Certificação do SERIPA I abrange o macroprocesso de “investigação de ocorrências aeronáuticas da aviação civil”, bem como os macroprocessos gerenciais e os de apoio correlacionados. A implantação do SGQ foi iniciada em 2014, e a certificação foi obtida, em dezembro de 2019. Ao longo do último ano, o SERIPA I conduziu, manteve e desenvolveu seus processos com foco na melhoria contínua e no atendimento dos requisitos aplicáveis. Nesse período, o trabalho contou com a cooperação de todos os colaboradores da organização militar, os quais estiveram comprometidos com o Sistema, desde a capacitação até a consolidação de normas e procedimentos.

A inspeção de validação, feita pela equipe de auditores do IFI, analisou a eficácia dos procedimentos que compõem o dia a dia do SERIPA I. Nesse sentido, o SGQ foi considerado implementado e os resultados planejados foram atingidos no período avaliado. Ao fim, os Auditores recomendaram a manutenção da Certificação ISO 9001:2015 do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

A manutenção da Certificação veio confirmar e recompensar todos os esforços feitos em prol de ratificar a visão do SERIPA I: “obter excelência nos processos de Investigação SIPAER, como ferramenta de prevenção de ocorrências aeronáuticas”. Faz-se importante destacar que, ao final da auditoria, o Serviço Regional recebeu a máxima quantificação da eficácia, Nível 4, registrada na emissão do Relatório de Avaliação de Eficácia de Processo (RAEP).

iso 9000“A qualidade na gestão não se faz individualmente. Dessa forma ressalto o envolvimento de todos com o processo, bem como destaco a parcela de cada um nessa conquista. O resultado demonstra que a Organização está em constante evolução, profissionalizando sua gestão em busca da melhoria continuada, sendo essa confirmação da Certificação nada mais do que uma consequência. Tudo que o efetivo do SERIPA I é e faz se traduziu nessa manutenção da certificação, visto que os altos níveis de qualidade são tácitos em cada um que se doou para nossa missão”, destacou o Major Aviador Fábio Luís Ridão Valentim, Chefe do SERIPA I.

Fim do conteúdo da página