Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA I promove a segurança de voo no CTA de São Luís/MA
Início do conteúdo da página

IMG 3934Com o intuito de apoiar iniciativas que promovam a segurança de voo, o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) apresentou estudos de casos no Centro Tático Aéreo (CTA) de São Luís/MA. O evento, motivado por pedido do Gerente de Segurança Operacional (GSO) da referida organização de Segurança Pública, foi realizado, no dia 19 de agosto, no Auditório do CTA Maranhão.

Além de estreitar os laços e reforçar a parceria existente entre os órgãos, o evento buscou alertar os pilotos e tripulantes do Centro Tático quanto aos perigos associados à condição de Brownout, circunstância entendida como uma restrição de visibilidade típica da operação de helicóptero. Essa condição se dá por um fenômeno perigoso experimentado por muitas tripulações de helicópteros ao fazer aproximações de pouso em ambientes empoeirados, em que partículas de areia ou poeira são varridas pela ação do rotor e obscurecem a visão do piloto no terreno.

STPU9355Outro fator operacional debatido no encontro foi a ocorrência de perda de efetividade do rotor de cauda, Loss of Tail-Rotor Effectiveness (LTE). Este fator acontece, quando o rotor de cauda de um helicóptero é exposto às forças do vento, impedindo-o de realizar a função básica - impedir o giro da fuselagem do helicóptero, durante o funcionamento normal do rotor principal.

Na oportunidade, foram abordados diversos conceitos teóricos relacionados às referidas condições operacionais, tendo como pano de fundo recentes ocorrências aeronáuticas vivenciadas na aviação policial, bem como as investigações de acidentes aeronáuticos associados ao tema. Participaram dos estudos de casos: os pilotos, mecânicos e operadores de equipamento que compõem as tripulações da Instituição.

“Eventos como este, realizado por iniciativa do Gerente de Segurança Operacional do CTA/MA, são de grande importância para elevar os conhecimentos e mitigar os riscos envolvidos nas operações aéreas. E os ganhos vão além dos muros do CTA, pois com a difusão dos ensinamentos advindos das investigações de acidentes aeronáuticos, eles alcançam toda a comunidade aeronáuticas. Parabéns a todos os comprometidos com a ação”, destacou o Tenente- Coronel Aviador Fábio Luís Ridão Valentim, Chefe do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

IMG 3999

Fim do conteúdo da página