Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA V promove a 1ª Academia Brasileira de Segurança de Voo Aeroagrícola
Início do conteúdo da página

AcademiaEntre os dias 18 e 22 de maio, foi realizada a 1° Academia Brasileira de Segurança de Voo Aeroagrícola (Turma Clóvis Candiota). Promovida pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) teve o apoio do Centro de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Com o objetivo de difundir o conhecimento de assuntos relacionados à segurança operacional, o evento aconteceu de forma online e contou com a participação de 127 alunos de todo o Brasil. Participaram os profissionais ligados à aviação agrícola, entre gestores, mantenedores e pilotos.

Ao longo do curso, foram ministradas instruções sobre: gerenciamento de risco; aerodinâmica; protocolos de investigação SIPAER; prevenção de acidentes; aspectos psicológico e médico.

Dentre os instrutores, contou-se com a colaboração do Chefe do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), o Tenente-Coronel Aviador Carlos Henrique Baldin. O militar ministrou as palestras: “Protocolos de Investigação SIPAER” e “Prevenção de Acidentes Aeronáuticos”, focando na prevenção de acidentes no setor aeroagrícola.

A psicóloga do SERIPA V, Tenente Caroline Venzon Thomas, ministrou a instrução “Fatores Humanos”, e “Erro Humano na atividade”. Houve também a contribuição do Suboficial Milton Cardoso de Lima, investigador do efetivo do SERIPA V, que abordou o tema: “Prevenção de Acidentes na Manutenção Aeroagrícola”, trazendo conhecimentos importantes sobre a manutenção de aeronaves.

Esse foi o primeiro evento do gênero, realizado à distância e que proporcionou alcance superior aos eventos presenciais realizados em anos anteriores. Tanto que diversas críticas positivas foram feitas por todos os envolvidos foram recebidas.

Fim do conteúdo da página