Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Acessível a todos: Manual de orientações da Fadiga Humana
Início do conteúdo da página

CNFHA Comissão Nacional da Fadiga Humana (CNFH), criada na 61ª Plenária do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA), tem se dedicado a compreender a influência da fadiga em ocorrências aeronáuticas, sob um ponto de vista técnico-científico. Essa inIciativa buscou preencher uma lacuna em termos de técnicas de investigação que pudessem ser aplicadas para identificar a fadiga, sendo esta uma tarefa difícil devido à sua natureza multideterminada.

Como resultado, uma metodologia de investigação foi proposta à comunidade aeronáutica, por meio do CNPAA, em 2014. Desde então, pesquisas diversificadas vêm sendo desenvolvidas e debatidas no âmbito da CNFH, que conta com a participação de representantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e de empresas do setor aeronáutico, universidades, entidades do setor médico e entidades representativas dos aeronautas.

O primeiro produto dos trabalhos da CNFH foi inicialmente apresentado em 2017, por meio do Guia de Investigação da Fadiga em Ocorrências Aeronáuticas. Com a continuidade dos trabalhos e pesquisas, a metodologia de investigação proposta foi revisada e pode ser conferida no Manual de orientações para Investigação da Fadiga Humana em Ocorrências Aeronáuticas.

Disponível nas versões em português e em inglês, essa publicação apresenta abordagem prática ao oferecer orientações e critérios a serem observados por profissionais que atuem na investigação de ocorrências aeronáuticas, com vistas à prevenção e ao gerenciamento dos riscos associados à fadiga na aviação.

Fim do conteúdo da página