Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > AFA promove projeto entre meio ambiente e segurança de voo
Início do conteúdo da página

afaA Academia da Força Aérea (AFA) iniciou, em 2019, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga no intuito de mostrar como o meio ambiente pode andar junto com a segurança de voo.

A AFA é a instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB) que tem a missão de formar os futuros líderes do país nos quadros da Aviação, Intendência e de Infantaria. Os cadetes em formação do quadro de Aviação utilizam uma área de instrução de voo que abrange grande parte do interior de São Paulo e, durante todos os procedimentos de pousos e decolagens, as aeronaves sobrevoam a cidade de Pirassununga/SP.

Existe significativo perigo ao sobrevoar áreas povoadas a baixa altura em virtude do risco que as aves podem oferecer às aeronaves. O descarte de resíduos realizados em áreas não destinadas para esse fim são chamarizes para espécies de aves que utilizam o lixo como fontes de alimento.

Todos os tráfegos da aeronave T-27 necessariamente passam na vertical da cidade a baixa altura, ou seja, qualquer lixo jogado fora do lugar, em qualquer ponto da cidade, já é suficiente para atrair uma ave com potencial para derrubar uma aeronave.

A cidade de Pirassununga é privilegiada, pois abriga a instituição onde os oficiais aviadores da FAB se formam. O orgulho em morar na cidade também está atrelado à responsabilidade que os habitantes têm em preservar vidas e aeronaves da nação.

Fim do conteúdo da página