Com a finalidade de capacitar recursos humanos no segmento de aviação aeroagrícola, no dia 15 de julho, em Canoas/RS, teve início o IX Curso de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – Aeroagrícola (CPAA-AG).
Realizado nas dependências do Grupamento de Apoio de Canoas, o curso foi aberto pelo Chefe do Quinto Serviço Regional de Prevenção de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), Tenente-Coronel Aviador Carlos Henrique Baldin, e contou com a presença do Secretário Executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), Sr. Junior Oliveira.
“O CPAA-AG se reveste de grande relevância pois além de fomentar a atividade agrícola, muito importante para a economia do país, destina-se a preservar o bem mais precioso: a vida”, destacou o Sr. Júnior.
O curso, promovido anualmente pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e pelo SERIPA V, conta, nesta edição, com a participação de 32 alunos das mais diversas regiões do país, incluindo pilotos, mantenedores e gestores.
O objetivo do evento é formar profissionais para o exercício das atividades em prol da segurança de voo, no âmbito do SIPAER, relativas à aviação agrícola. Ao longo de duas semanas, os alunos terão contato com conteúdos específicos, ministrados por instrutores capacitados de especialidades, como médicos, psicólogos, engenheiros, mecânicos e pilotos. Além das atividades em sala de aula, está prevista na grade curricular a atividade prática de Vistoria de Segurança de Voo (VSV).
Por fim, o CENIPA e o SERIPA V esperam qualificar, ao final do curso, 32 novos Elementos Certificados - Aeroagrícola (EC-AG), aptos a colaborar com o incremento da segurança de voo nas atividades agrícolas do Brasil.
Redes Sociais