No dia 11 de junho, cerca de 25 representantes de organizações envolvidas em casos de ocorrências aeronáuticas participaram da Reunião de Coordenação em Local de Acidente Aéreo. O encontro foi realizado pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), no Auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (DETRAN-AM), em Parintins/AM.
Localizada a 369 quilômetros de Manaus, Parintins recebe cerca de 35 voos por dia e um total de vinte mil visitantes, durante o Festival Folclórico na cidade. Este ano a 54ª edição do Festival Folclórico de Parintins ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Com os objetivos de contribuir para a segurança das operações, no Aeroporto Júlio Belém, e orientar as autoridades sobre como proceder após um acidente aeronáutico, o Chefe do SERIPA VII, Tenente-Coronel Aviador Elio de Almeida Abreu Junior, apresentou um panorama sobre as ocorrências aeronáuticas investigadas pela organização, nos últimos 5 anos. O militar abordou também os seguintes temas: como a falta de notificação sobre as ocorrências tem gerado uma sensação de operação “segura” na região; o ordenamento jurídico, deveres e responsabilidades das instituições públicas e privadas que atuam em um sítio de destroços.
Na ocasião, ainda foram citados exemplos de ocorrências que poderiam ter sido evitadas e esclarecidos os cuidados e os perigos presentes no sítio de destroços. Foi distribuído o folheto informativo: “Acidente Aeronáutico: O que fazer?”, que visa tornar público o conhecimento sobre os procedimentos iniciais que o cidadão pode adotar até a chegada da equipe SIPAER.
A Reunião de Coordenação em Local de Acidente Aéreo também ocorrerá em Manacapuru (AM), Boa Vista (RR) e em Rio Branco (AC), no segundo semestre deste ano.
Redes Sociais