Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > CENIPA recebe a visita da Escola de Aviação Civil Fly BSB
Início do conteúdo da página

fly bsbCom a finalidade de estreitar laços com a comunidade aeronáutica e promover o conhecimento sobre a segurança de voo, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu, no dia 23 de abril, a visita da Escola de Aviação Civil Fly BSB, em Brasília/DF.

O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Frederico Alberto Marcondes Felipe, acompanhado do Vice-Chefe, Coronel Aviador Valter Barreto Silva, recebeu os visitantes e realizou a instrução inicial, que abordou os princípios basilares e o histórico do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER).

fly bsb2

O Chefe do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA), Tenente-Coronel Marcello Borges da Costa, realizou a segunda instrução, que também incluiu informações relevantes sobre o Laboratório de Destroços. Neste Laboratório, construído ao ar livre, acidentes e incidentes foram reconstruídos de forma fidedigna à ocorrência real, para promover o aprendizado técnico especializado.

No LABDATA, o Tenente-Coronel Borges reforçou a importância dos gravadores de voo, como ferramenta de análise de dados para a prevenção dos acidentes aéreos. Os gravadores de voo, comumente chamados de caixa-preta, são dispositivos que gravam informações de voo, em forma de dados e em áudio. São registros feitos em mídia apropriada, protegida, e foram projetados para serem usados como ferramentas de apoio à investigação de ocorrências aeronáuticas.

Cerca de 30 futuros comissários de bordo participaram atentamente da visita institucional às instalações do Centro.

FLY BSB3

Fim do conteúdo da página