Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Treinamento de CRM foi realizado em Manaus/AM
Início do conteúdo da página

manaus

O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1°/9° GAV), sediado em Manaus, realizou treinamento de Crew Resource Management (CRM), o gerenciamento de recursos da tripulação. A instrução reuniu as tripulações do Esquadrão Arara e aconteceu no dia 7 de março.

O Oficial de Segurança de Voo do 1°/9° GAV, Tenente Aviador Luciano Carneiro Elmiro Filho, explicou os objetivos da iniciativa: “conscientizar os novos tripulantes sobre os princípios que fundamentam o CRM e reciclar os conceitos para a revalidação dos aeronavegantes que já pertenciam ao Esquadrão”.

manaus1Presente no calendário da Organização, ocorrendo duas vezes ao ano, o CRM tem relevante papel na segurança das operações aéreas.

O treinamento otimiza as defesas contra o erro humano e melhora os índices de segurança de voo, abrangendo não só as tripulações, mas também outras atividades, como: controle de tráfego aéreo e manutenção.

O evento reuniu entre os palestrantes: o Major Aviador Israel, do SERIPA VII, e os Srs Fábio Mafei e Fernando Valente, profissionais da MAP Linhas Aéreas.

Entre os diferentes temas que foram abordados, as legislações relacionadas à atividade aérea e a doutrina de aproximação estabilizada na consciência situacional durante as fases de aproximação e pouso tiveram destaque.

No encerramento das aulas, o Comandante do 1°/9° GAV, Major Aviador Leonardo Amorim de Oliveira, ressaltou a importância da aplicação prática de todos os conceitos aprendidos e destacou que “a segurança de voo é responsabilidade de todos”.

Fim do conteúdo da página