Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > SERIPA I completa 12 anos
Início do conteúdo da página

20 12FormaturaO Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) completou, no dia 5 de janeiro, o décimo segundo aniversário de criação. A data alusiva ao 12º aniversário do SERIPA I foi comemorada no dia 20 de dezembro de 2018, mediante Cerimônia Militar realizada no auditório do Terceiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (3º/7º GAv), localizado na Ala 9.

Fruto da extinção do Departamento de Aviação Civil (DAC) e da criação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foi criado, através da Portaria nº 2/GC3, de 5 de janeiro de 2007, o SERIPA I, juntamente com os outros seis Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.

Com a missão precípua de planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, no âmbito da aviação civil, os SERIPA são subordinados, técnica e operacionalmente ao CENIPA.

Na cerimônia, foram realizadas as seguintes homenagens:

“Mérito SIPAER” - criado em 2009, para ressaltar o desempenho dos profissionais do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, desde que ingressaram no sistema ao concluir os cursos de prevenção. Marca o tempo de permanência no sistema, o que torna os profissionais cada vez mais especializados na atividade de prevenção de acidentes aeronáuticos.

Receberam o Mérito SIPAER de bronze, por 10 anos no sistema, os seguintes militares: Major Aviador Fábio Luiz Ridão Valentim; Suboficial BMA Dirceu Crisóstomo de Carvalho e Primeiro Sargento BMA Fábio dos Santos Monteiro.

“Amigos do SERIPA I” - homenagem que tem por finalidade reconhecer e agradecer formalmente às personalidades militares e civis que, por meio de seu apoio e amizade, contribuíram para o êxito da missão atribuída pelo Comando da Aeronáutica ao SERIPA I.

Receberam a homenagem, em 2018, as seguintes personalidades: Sr. José Maurício Pinheiro de Oliveira, Juiz Auditor Titular da 8º CJM; Sr. Fábio Simão Luiz Oliveira, Gerente Regional do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM); Coronel Especialista em Meteorologia Bernardino Simões Neto, Assessor Militar do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM); Coronel QOPM Artur José de Figueiredo Piedade, Diretor de Secretaria da 8º CJM; Tenente-Coronel Intendente Antonio Cristiano de Lima Teixeira, Chefe do Grupamento de Apoio de Belém; Tenente-Coronel R1 Paulo Roberto Vieira Madero, Gerente da Associação de Poupança e Empréstimo (POUPEX) e o Major Intendente Christiano Pinto Marçal, Prefeito de Aeronáutica de Belém.

20 12 formatura b“Graduado e Praça Padrão” - título que tem por objetivo prestar homenagem àqueles que se destacaram entre seus pares, pelas qualidades pessoais e méritos profissionais, no ano de 2018. Tiveram destaque na execução de suas tarefas, serviços e no cumprimento pleno dos propósitos em sua área de atividade.

O descerramento da foto oficial dos militares destaques, na Galeria do Graduado e Praça Padrão, foi realizado nas dependências da unidade.  Foram agraciados em 2018: Graduado Padrão - 1S BMA Marcelo Gosmes da Costa; e Praça Padrão -  S1 SAD Kleyton Henrique Góes Morais.

O chefe do SERIPA I, Major Aviador Claudio Luiz da Costa Junior, enalteceu a qualidade dos militares agraciados, agradeceu o empenho e o profissionalismo de ambos em busca do cumprimento da missão da organização. Além disso, convidou a todos a seguirem o exemplo de seus pares, visando à união dos esforços de modo a projetar positivamente e preservar a imagem desse honroso Serviço Regional.

Na leitura da Ordem do Dia relativa ao 12º Aniversário da Organização, o Chefe do SERIPA I, fez um resumo dos principais acontecimentos nesses doze anos de existência, desde sua criação até os dias atuais, momento em que a Força Aérea Brasileira está passando por um amplo processo de reestruturação.

Por fim, o chefe do SERIPA I agradeceu o empenho e profissionalismo de todo o efetivo que contribuiu para o sucesso da organização ao longo do período, tornando os voos nos céus da Amazônia Oriental mais seguros.

20 12 formatura c

Fim do conteúdo da página