Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Em Florianópolis, SERIPA V promoveu eventos voltados à prevenção
Início do conteúdo da página

IMG 6770 intraerO Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) realizou, nos dias 30 e 31 de outubro, respectivamente, o Estágio de Prevenção na Instrução Aérea (EPIA) e o Simpósio de Asas Rotativas (SIMPAR), ambos no Auditório “Anita Garibaldi”, cedido pela Base Aérea de Florianópolis (BAFL). Os eventos contaram com a participação de mais de 60 pessoas por dia, provenientes de diversos estados, todos focados em um mesmo propósito: a segurança das operações aéreas.

O EPIA teve por objetivo difundir boas práticas e ferramentas adequadas para as atividades de instrução aérea, além de aprimorar seu gerenciamento, sendo voltado para pilotos, instrutores de voo, alunos e membros da direção de aeroclubes, escolas de aviação e faculdades de ciências aeronáuticas. Já o SIMPAR teve o foco na prevenção de acidentes aeronáuticos e no desenvolvimento, com segurança, da aviação brasileira de helicóptero.

O Major da Polícia Militar do Paraná, Adilar de Lima, que atua como instrutor e piloto de helicóptero, participou dos dois dias de evento e considerou que todas as palestras foram interessantes para a atividade que exerce, com assuntos objetivos e conceitos práticos. “Esses eventos são primordiais, pois enriquecem nossos conhecimentos, relembram alguns assuntos e servem para termos a certeza de que estamos no caminho certo, com a possibilidade de nos aprimorarmos”, acrescentou ele.

IMG 6826 3 intraer 1Além das apresentações ministradas pelos próprios integrantes do Serviço Regional, como o Tenente Coronel Aviador Leonardo, chefe do SERIPA V, que apresentou o tema “Ocorrências Aeronáuticas de Helicóptero na Região Sul”, os eventos contaram com profissionais convidados, dotados de vasta experiência e conhecimentos em suas áreas.

Dentre eles, o Coronel Aviador R1 Emérson, que falou sobre “Instrução Aérea de Helicóptero” e “Segurança no Voo de Cheque de Helicóptero”; o Juiz Federal Honorato, que tratou sobre “Responsabilidade Criminal em Acidentes Aeronáuticos”; o Coronel Aviador R1 Anselmo da HELIBRAS, que palestrou acerca de “Simuladores de Voo de Helicóptero”; o Major Aviador Daniel, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que explanou sobre Divulgações Operacionais; e o Major Aviador Corrêa, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, cuja aula tinha como tema “Influências Aeronadinâmicas em Ocorrências aeronáuticas de Helicóptero”.

IMG 6821 intraer

Fim do conteúdo da página