Em setembro de 2010, o NTSB - National Transportation Safety Board (Conselho Nacional de Segurança do Transporte), Autoridade de Investigação de Acidentes dos Estados Unidos da América, publicou o Estudo de Segurança de Voo intitulado “Introduction of Glass Cockpit Avionics into Light Aircraft (Introdução de displays eletrônicos digitais em aeronaves de pequeno porte). Seu objetivo era determinar se a transição da operação de aeronaves com cabines convencionais para cabines glass cockpits resultou em melhorias no registro de segurança da operação dessas aeronaves em atividade nos Estados Unidos.
Na sua leitura, o Estudo proporciona um vasto conhecimento técnico, além de permitir o conhecimento das Recomendações de Segurança que o NTSB encaminhou à Federal Aviation Administration (FAA). Além de complexo, um Estudo dessa magnitude exige uma elevada demanda de recursos humanos e financeiros por parte do CENIPA, inviabilizando qualquer tentativa atual de realização de trabalho semelhante no âmbito da aviação civil brasileira. Além do custo, a demora na produção de qualquer recomendação ou conclusão poderia ocasionar perda de vidas humanas desnecessárias devido à não publicação do Estudo para conhecimento de todos.
Neste sentido e devido à importância do tema, tanto para investigadores como para as Autoridades e operadores da aviação geral, a Assessoria de Estudos de Segurança de Voo - AESV do CENIPA optou por realizar uma tradução livre do conteúdo do Estudo, fazendo comentários no final de cada capítulo sobre assuntos que merecem especial atenção, publicando o trabalho para sua rápida disseminação, tendo em vista o aumento considerável deste modelo de aeronave na aviação civil brasileira.
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