Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Em Carauari/AM, SERIPA VII realiza atividades de prevenção
Início do conteúdo da página

caruariO Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) realizou atividades de prevenção em segurança de voo, nos dias 10 e 11 de outubro, na cidade de Carauari (AM). As atividades foram voltadas para organizações que trabalham com a aviação, com autoridades públicas locais, com a comunidade aeronáutica e escolas, a fim de levantar a consciência situacional sobre os perigos advindos das operações aéreas na cidade.

Localizada a 789km de Manaus, Carauari possui aeroporto administrado pela Prefeitura e opera voos domésticos regulares para Porto Urucu, Tefé, Coari e Manaus, onde há outras ligações possíveis, fornecidos por empresas aéreas regionais. A economia da cidade está baseada na pesca, agricultura, pecuária, extrativismo e, principalmente, na prospecção de petróleo e gás natural por meio da PETROBRAS.

Atendendo à demanda e em parceria com a Rico Linhas Aéreas e a petroleira russa Rosneft, o SERIPA VII realizou em 10 de outubro, no Auditório da Prefeitura Municipal de Carauari, a “Reunião de Coordenação em Local de Acidente Aeronáutico” que contou com a presença de 46 representantes de instituições públicas e privadas locais, como: Costa do Sol, Defesa Civil, EMAR, Líder, Rico Linhas Aéreras, Rosneft, PETROBRAS, Polícia Civil, pilotos,  além do Vice-Prefeito de Carauari, o Sr. José Cardoso Viana, entre outros políticos do município. Na referida reunião, a equipe de Prevenção do SERIPA VII apresentou as atribuições dos órgãos envolvidos em caso de uma ocorrência aeronáutica, o processo de acionamento, os perigos no sítio do acidente, a importância da preservação de indícios e o atendimento à imprensa. 

caruari1No dia 11 de outubro, 35 profissionais da comunidade aeronáutica local (brigada de incêndio do Aeroporto Municipal de Carauari, pessoal de operações e gestores, pilotos de tripulação das empresas de táxi aéreo local), participaram do Ciclo de Palestras de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos.  

O evento que tem por objetivo disseminar o conhecimento sobre os fundamentos e as boas práticas adotadas para segurança das operações aéreas abordou os assuntos: Artigo 88 do CAB, NSCA 3-13 (RBAC 121 e 129), Tipos de ocorrência, Garantia da Segurança Operacional, Ficha de Notificação de Ocorrência Aeronáutica, Relato ao CENIPA para a Segurança de Voo (RCSV); Perigos: Fundamentos, ABC da Análise de Perigo, Gestão e documentação apropriadas, Risco: Controle e Mitigação do Risco.

Como aproveitamento da missão no município, também foi possível realizar duas palestras sobre prevenção de acidentes aeronáuticos na Escola Estadual Sérgio Rufino de Oliveira e na Escola Estadual Osvaldo Nascimento. Cerca de 200 estudantes, do nono ano e do segundo ano do ensino médio, estiveram presentes para a apresentação que contou com os temas: Perigo de Fauna,  o uso inadvertido do balão, do raio laser, do drone e suas implicações às atividades aéreas.   

Com as atividades realizadas no município de Carauari, o SERIPA VII ultrapassou a marca de 50 atividades de prevenção realizadas no ano de 2018 e ainda seguirá, conforme planejamento do ano corrente, para o município de Itacoatiara, em novembro.

caruari2

Fim do conteúdo da página