Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres
Página inicial > Últimas Notícias > Em São Luís/MA, SERIPA I promove a segurança de voo
Início do conteúdo da página

SEMINÁRIO 4

Nos dias 11 e 12 de setembro, o Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I) realizou diversas atividades de prevenção na cidade de São Luís-MA. Foram ministradas palestras de Segurança de Voo na Unidade Integrada Delio Jardim de Mattos, como também participou de reunião com a Infraero do Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Cunha Machado e realizou Seminário de Segurança de Voo em parceria com o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL).

VISITA ESCOLA 3As palestras ministradas na Unidade Integrada Delio Jardim de Mattos, ocorreram nas salas de aula, no período matutino e vespertino. Foram abordados assuntos voltados à segurança de voo no entorno do aeroporto de São Luís, com os seguintes temas: “Pipa”, “Balão”, “Lixo Doméstico/Risco de Fauna”, “Raio Laser” e “Drone”. O evento contou com a participação de 236 alunos de oito turmas do Ensino Fundamental II e, na oportunidade, foram distribuídas revistas em quadrinhos da “Turma da Mônica” sobre os temas abordados.

A reunião de segurança de voo com a Infraero do Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Cunha Machado contou com a participação do Coordenador de Segurança Operacional, Sr. Francisco Luiz da Silva Braga e da profissional de engenharia, manutenção e apoio de meio ambiente responsável pelas atividades que envolvem o meio ambiente na área intramuros e no entorno do aeroporto, Sra Wilze Barros Ferreira. Nesse evento, foram discutidos assuntos inerentes às atividades para a redução do Risco de Fauna; a possibilidade da participação do SERIPA I na Comissão de Gerenciamento de Risco de Fauna do aeroporto de São Luís; e o estreitamento de relações com o Centro Tático Aéreo visando um monitoramento mais profícuo da Área de Segurança Aeroportuária (ASA).

SEMINÁRIO 1O Seminário de Segurança de Voo, realizado no DTCEA-SL, contou com a participação de 75 pessoas entre pilotos, mecânicos, comissárias, funcionários de empresas aéreas, proprietários de empresas de táxi aéreo, administração aeroportuária e militares do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL) e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Durante o evento, foram ministradas palestras com os seguintes temas: “VFR em IMC: Perigo a Vista!”, “Análise de Ocorrência Aeronáutica - Visumento” e “Risco de Fauna”.

As atividades tiveram a finalidade de elevar a consciência de segurança de voo quanto às peculiaridades da operação de cada segmento, bem como incutir a mesma consciência nos jovens, visando manter um baixo índice de ocorrências nas atividades aéreas no estado do Maranhão. Assim, o SERIPA I, por meio da proposição de medidas preventivas, contribui para a redução das ocorrências aeronáuticas, concorrendo para a conservação dos recursos humanos, materiais e financeiros envolvidos.

Fim do conteúdo da página